Virada da Vacina quebra recorde de vacinação em um único dia em SP

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, informou que mais de 500 mil doses da vacina contra covid-19 foram aplicadas durante a "Virada da Vacina" —ação da Prefeitura que contou com aplicação ininterrupta por 34 horas em alguns pontos da cidade. A afirmação foi feita em entrevista ao canal GloboNews. Segundo Aparecido, após a iniciativa, a cidade atingiu 98,5% da população adulta vacinada com a primeira dose. "Realmente, a adesão foi maciça, sobretudo dos jovens de 18 a 21 anos. Foi realmente um sucesso a iniciativa da Virada", declarou.

Imagem Governo SP


Haverá repescagem nesta segunda (16) e na terça-feira (17) para os maiores de 18 anos que ainda não conseguiram se vacinar.

Terceira dose

Aparecido disse ainda que a cidade estuda aplicar uma terceira dose, de reforço, mas que isso só aconteceria após a vacinação de crianças e adolescentes. "O horizonte que temos nesse primeiro momento é que, dado o início da vacinação de crianças e jovens, e completada o mais rapidamente para todas as pessoas, exatamente em função de termos a transmissão comunitária da variante delta, iniciarmos a chamada dose de reforço. Seria algo fundamental para garantir uma proteção muito mais ampla a toda a população", disse.

Segundo ele, essa discussão está sendo feita junto do Ministério da Saúde para planejar a quantidade de doses necessárias. "Essa discussão já é corrente em todas as áreas da saúde para que a gente possa iniciar isso o mais rapidamente possível".

Recorde na cidade

Segundo a prefeitura de São Paulo, até o fim da tarde de sábado (14), foram aplicadas 238 mil doses, o que corresponde ao maior número para um único dia na cidade. As autoridades afirmaram que foi possível atingir uma cobertura vacinal, com primeira dose, de 96% do grupo elegível.

A vacinação foi de forma ininterrupta durante a madrugada de sábado para domingo, e a capital paulista chegou a aplicar 20 mil doses somente neste intervalo. A movimentação nos postos foi marcada por atrações artísticas, com integrantes de blocos de carnaval e DJs. Algumas filas de veículos foram registradas em pontos da cidade, como no Clube Paineiras e no Shopping Morumbi.

Para quem não pôde comparecer à "virada da vacina", a repescagem dos grupos a partir de 18 anos seguirá nesta segunda e terça-feira. 

O prefeito Ricardo Nunes confirmou que seguirá o cronograma do estado de São Paulo e prevê a abertura da vacinação para adolescentes na quarta-feira (18). A divulgação de detalhes, no entanto, depende da chegada de novas doses de vacina. 

Com informações da CNN Brasil e UOL




Comentários