CBF e clubes aprovam retorno de público nos estádios a partir desta rodada

O Conselho Técnico de clubes da Série A definiu, em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que o retorno do público nos jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro vai ocorrer já na 23° rodada da competição nacional, entre este sábado (2) e domingo (3). A reunião que confirmou a volta dos torcedores aos jogos contou com a presença de 19 clubes da primeira divisão – a exceção ficou pelo Flamengo, que não manifestou interesse em participar.

A ausência dos dirigentes rubro-negros, em reuniões da CBF, ocorre desde o desgaste sobre o retorno do público aos estádios, quando o clube carioca afirmou que a decisão ‘não cabia aos clubes coletivamente ou à entidade”. Apesar da liberação por parte da CBF, o governo estadual de São Paulo e da Bahia ainda não autorizaram o retorno imediato dos torcedores às arenas. No RS, a definição ficou em 30% da limitação de público nos estádios (veja abaixo). 

Ficou decidido, portanto, que as partidas das equipes localizadas em ambos os estados seriam adiadas ou aconteceriam sem a participação de público, ficando a cargo das próprias equipes decidirem. Os clubes da capital paulista decidiram não remanejar os jogos para outras datas, portanto, as partidas serão sem a presença de torcedores. Dessa forma, os confrontos entre Palmeiras e Juventude, e Bragantino contra Corinthians, ocorrem sem público.

Por sua vez, a equipe do Santos pediu o adiamento de seu jogo contra o Fluminense, que estava marcado para este domingo (3). No Nordeste, o Bahia também decidiu adiar o confronto deste sábado contra o Ceará, no estádio da Fonte Nova.


Montagem com imagens dos perfis oficiais de Facebook


Confira como ficou a 23° rodada do Campeonato Brasileiro:

Cuiabá x América-MG

Fortaleza x Atlético-GO

Bahia x Ceará – adiado

Bragantino x Corinthians – sem público

Atlético-MG x Internacional

Flamengo x Athletico PR

Chapecoense x São Paulo

Palmeiras x Juventude – sem público

Santos x Fluminense – adiado

Grêmio x Sport


Dupla Gre-Nal

Em reunião do Gabinete de Crise na tarde da quarta-feira (29), o Governo do Estado alinhavou algumas diretrizes para o aumento do limite de ocupação dos estádios do Rio Grande do Sul, que deve subir para 30% da capacidade das arenas esportivas, conforme divulgado pela colunista de GZH Kelly Matos. A definição dos parâmetros, no entanto, ficou para esta quinta-feira (30), quando um novo encontro será realizado. 

Entre os protocolos previstos, está a necessidade de existir espaço de um metro entre cada grupo de três pessoas. Somente setores com cadeiras serão disponibilizados aos torcedores. Também haverá monitores com o objetivo de fiscalizar o distanciamento, além do uso da máscara, item obrigatório.

Desde o dia 3 de setembro, as autoridades locais haviam liberado o retorno do público às arenas esportivas. No entanto, estava vigente a limitação de 40% da capacidade de cada setor, sem exceder o máximo de 2,5 mil pessoas presentes. 

A decisão de flexibilizar a presença da torcida vai de encontro ao acordo firmado pelos clubes da Série A do Brasileirão, que definiram pela volta dos torcedores já para a próxima rodada da competição, que será disputada no fim de semana. 

O primeiro jogo da Série A do Brasileirão no Estado será no domingo (3), quando o Grêmio recebe o Sport, na Arena. O clube se organiza para respeitar os protocolos necessários para jogar com os portões abertos, o que não ocorre desde março de 2020. A logística também passa pela administração do estádio, responsabilidade da Arena Porto-Alegrense. 

A volta da torcida do Inter ao Beira-Rio ainda depende da organização da tabela do Brasileirão pela CBF. O Colorado tem jogo marcado para o dia 10 de outubro, contra a Chapecoense. Contudo, o confronto pode ser adiado pela entidade que comanda o futebol brasileirão. Desta forma, a tendência é de que o reencontro com a torcida ocorra no dia 21 de outubro, diante do Bragantino. 

Com informações da CNN e GZH

Comentários