Crescimento de produção e de área plantada: RS pode colher nova safra histórica

Mais uma vez, o Rio Grande do Sul se encaminha para colher uma das maiores safras da história. Caso as condições climáticas ajudem, a projeção é de que a safra de verão supere 33 milhões de toneladas no Estado.

A primeira estimativa para o ciclo 2021-2022 foi apresentada pela Emater-RS durante coletiva nesta quinta-feira (9), na Expointer.

A área plantada total deve chegar a 8.141.073 hectares, crescimento de 3,41% em relação à safra passada. Na produção, o aumento estimado é de 1,69%, em cima de uma produção que já foi histórica em 2020.

O maior destaque é esperado na produção de milho: a estimativa prevê aumento de quase 40% na produção do grão, somando 6.114.550 toneladas. Já a área plantada deve crescer 6,89%, para 834.101 hectares.

Colheita do Milho - Karine Viana/Governo do Estado


É o terceiro ano consecutivo de retomada no aumento do milho, segundo o diretor-técnico da Emater, Alencar Rugeri. Romper a barreira dos 6 milhões de toneladas na produção não supre a necessidade do Estado, que se abastece da produção que vem de fora, mas traz mais tranquilidade ao setor — o  milho é o principal componente da ração animal e vive momento de valorização.

— O produtor sempre observa a condição econômica, e este ano o cenário é favorável pelo preço. Mas houve uma elevação de custos e isso exige gestão como uma preocupação a se anotar — diz Rugeri.

Para a soja, principal cultura do Estado, a projeção é de aumento de 3,62% na área plantada, chegando a 6.328.092 hectares. Já a produção aparece com uma queda de 2,36%, em 19,9 milhões de toneladas. A produtividade do grão deve reduzir 5,68%, mas isso porque a estimativa considera uma média dos últimos 10 anos, e o resultado do ano passado foi fora da curva.

— Há uma redução, mas a projeção é animadora. O ano passado foi a segunda melhor produtividade da história, por isso que se estima um pouco menor para esse novo ciclo — explica Rugeri.

No arroz, a estimativa indica uma pequena diminuição na área plantada em relação à safra anterior (-0,49%), chegando a 943.893 hectares. Já a produção deve ficar em 7,5 milhões de toneladas. 

Para o feijão, a expectativa é de crescimento de 13,99% na produção (54,31 mil toneladas) em comparação ao ano anterior, apensar  da redução de -4,35 na área cultivada.

Com informações de GZH



Comentários