O centenário do pedagogo e filósofo Paulo Freire e sua repercussão no exterior

Há exatamente 100 anos, em 19 de setembro de 1921, nascia no Recife, em Pernambuco, aquele que se tornaria um dos mais notáveis pesquisadores da história da pedagogia mundial: Paulo Freire. Patrono da educação no Brasil, o educador, pedagogo e filósofo é reconhecido mundialmente, mas no país em que nasceu ainda é alvo de resistência e fake news. Mas a sua importância para o debate educacional é inegável. Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). O educador ainda é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas, de acordo com levantamento da London School of Economics.

Homenagens

O aniversário de 100 anos de Paulo Freire, será lembrado e celebrado neste domingo (19), no que depender de instituições e artistas que, motivados pelo centenário do pensador pernambucano, comemoram seu legado em eventos presenciais e virtuais, shows e exibições de documentários. 

O Itaú Cultural realiza a “Ocupação Paulo Freire”, com programação presencial (em São Paulo) e online, desde sábado (18) até 5 de dezembro. No site da instituição, é possível acessar encontros com intelectuais que estudaram ou conviveram com o educador, podcast, atividades formativas e parte do material exposto no local. 

O 11° Interculturalidades: Primaverar, Viver Freire vai ocupar as redes sociais do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, de 21 a 30 de setembro, com conferências, apresentações artísticas e outras atividades. Entre os convidados, estão Nita Freire, viúva de Paulo, o teólogo Leonardo Boff e o ativista indígena Daniel Munduruku. 

Localizado no bairro de Casa Forte, o Empório Pernambucano comemora o centenário freiriano neste domingo (19), com o evento “Um Vizinho Ilustre”. A partir das 15h, ocorre uma roda de diálogo, com participação dos professores Rozélia Bezerra e Silvio Cadena, sobre o pensamento do intelectual recifense.

Baseado na vida e na obra de Paulo Freire, o espetáculo pernambucano “Pa(Ideia) – pedagogia da libertação” sobe ao palco do Teatro Santa Isabel, no dia 24 de setembro, às 19h, com ingressos no valor de R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira). Antes, neste domingo (19), a peça realiza uma sessão apenas para convidados no Teatro do Parque. 

A Cátedra Paulo Freire, ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemora o aniversário do seu patrono, neste domingo (19), a partir das 14h. Com transmissão pelo canal no YouTube da UFPE, a programação contará com apresentações artísticas, incluindo shows de Silvério Pessoa e Alceu Valença. 


Luiz Carlos Cappellano/Domínio público


No sábado (18), às 22h, a TV Cultura exibiu o especial “Paulo Freire, 100 Anos”, documentário inédito produzido pelo departamento de jornalismo da emissora. Já no domingo (19), a partir das 14h, o SescTV apresenta os cinco episódios da série documental "Paulo Freire, Um Homem do Mundo", dirigida por Cristiano Burlan. 

Paulo Freire no mundo

O trabalho do pedagogo e filósofo, nomeado em 2012 patrono da educação brasileira e autor de um método de alfabetização que completou 50 anos em 2013, não deixa de ser bastante relevante nas discussões mundiais sobre pedagogia.

Freire é estudado em universidades americanas, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador, 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo. 

Para especialistas em educação ouvidos pela BBC News Brasil, entretanto, a raiz da controvérsia em torno da pedagogia de Paulo Freire não é sua aplicação em si - mas o uso político-partidário que foi feito dela, historicamente e, mais do que nunca, nos dias atuais. "Li a maior parte dos livros dele. Minha tese de doutorado foi amplamente baseada em seus ensinamentos. Tenho aplicado seu método de várias maneiras em minha carreira profissional, na prática e na pesquisa", afirmou a pedagoga Eeva Anttila, professora da Universidade de Artes de Helsinque, na Finlândia.

"A maior vantagem de sua metodologia é a abordagem anti-opressiva e não autoritária, a pedagogia dialógica e respeitosa que ele promoveu. O problema é que suas ideias têm sido usadas para fins políticos - o que, em meu entendimento, nunca foi seu propósito inicial", disse a finlandesa.

Freire tornou-se conhecido a partir do início dos anos 1960. Ele desenvolveu um método de alfabetização de adultos baseado nos contextos e saberes de cada comunidade, respeitando as experiências de vida próprias do indivíduo. Aplicou o modelo pela primeira vez em um grupo de 300 trabalhadores de canaviais em Angicos, no Rio Grande do Norte. De acordo com os registros da época, a alfabetização ocorreu em tempo recorde: 45 dias.

Com informações dos sites BBC, G1, Folha de Pernambuco e Correio Braziliense


Comentários