Porto Alegre Em Cena lança programação para 2021

A programação do 28º Porto Alegre Em Cena foi divulgada na terça-feira (29), com espetáculos gratuitos. Parte da programação será online, e parte será nas ruas da cidade.

O festival vai de 19 a 31 de outubro. Confira as apresentações selecionadas abaixo. Mais detalhes sobre as exibições podem ser conferidas no site.

Diariamente, às 11h, será apresentado um programa no canal do YouTube do festival, chamado Ponto de Encontro, com debates com atrações e convidados.

Além disso, o festival lançará as "Crônicas do Amanhã", que são histórias ficcionais em formato de podcast.

Dentro da programação, haverá a exposição de obras em dois locais emblemáticos de Porto Alegre. "Entidades", pintura feita por Jaider Esbell, que consiste em cobras infláveis que estarão expostas no espelho d’água do parque da Redenção. E o quadro feito por "Xadalu, Nhe ´ery– Existe uma cidade sobre nós", misturando arte urbana e indígena por meio de fatos históricos, instalado no Theatro São Pedro.


Reprodução Facebook


Programação internacional

Cinco espetáculos internacionais fazem parte da programação: Colômbia (Infinitos), Chile (Ela e os Porcos), Argentina (Como as Coisas Chegaram até aqui) e Reino Unido (Metaverse: estamos no fim de algo). Ainda em parceria com o Brasil, o espetáculo A Arma é a Parte do Corpo, que será ao vivo, com Pedro Granato apresentando diretamente de São Paulo, enquanto Ruth Osterman, israelense, diretamente de Londres, simultaneamente.

Espetáculos nacionais

Altamira 2042 é uma instalação performativa criada a partir do testemunho do rio Xingu sobre a barragem de Belo Monte. Nessa performance todos falam por meio de um mesmo dispositivo techno-xamânico: caixas de som e pen drives. Cada caixa de som porta uma voz, humana e não-humana, escutada nas margens do rio Xingu. Uma polifonia de seres, línguas, sonoridades e perspectivas tomam o espaço para abrir a escuta do público para vozes que tantos tentam silenciar.

Camaleões é uma intervenção urbana feita de desaparecimentos. Corpos cobertos por imagens e palavras tirados de jargões publicitários perdem seus contornos na poluição visual do ambiente urbano e se fundem a vitrines, entradas de lojas, paredes, muros, outdoors. Formando uma segunda pele, os materiais de publicidade colados em diferentes partes dos corpos denunciam valores, ideais de vida, noções de corpo produzidos, manipulados e distorcidos pelo capitalismo predatório que são incorporados acriticamente pela sociedade.

Entidades de Jaider Esbell é uma instalação do artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi, natural de Roraima. Recentemente, Jaider expôs em Belo Horizonte, cobras luminosas gigantes a céu aberto. A aposta será reproduzir a obra em solo gaúcho, em forma de infláveis, em espaço público referência turística da cidade: o espelho d’água da Redenção.

Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós e Jardim Guarani são os nomes das obras de arte criadas pelo artista Xadalu Tupã Jekupé. A primeira será exposta por Porto Alegre agindo diretamente no cenário urbano da cidade e a segunda é a grande novidade que será vista pela primeira vez em local de destaque no Theatro São Pedro, desde o primeiro dia de festival até o término. Nela, Xadalu expressa e reflete sobre o fato de cidades serem cemitérios indígenas, locais de grandes alegrias no passado para o povo indígena, mas que atualmente são reflexos de tristeza, agonia, invisibilidade e marginalidade.

Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos apresentam Fantasmagoria nº2 - Theatro São Pedro, uma parte da pesquisa para sua nova criação. A primeira fantasmagoria foi criada para o Teatro Municipal de São Paulo. Essa próxima etapa busca histórias do nosso emblemático Theatro São Pedro e irá agregar um elenco local de atores e bailarinos. A pesquisa de Felipe Hirsch é a pesquisa de um trabalho maior que terá seu segundo momento de criação durante o festival e cujo trabalho finalizado deverá vir para as próximas edições do festival. Essa etapa terá a participação do diretor, do ator do coletivo Ultralíricos, Caco Ciocler, e do elenco local que será escolhido até o início dos encontros, que acontecerão nas salas do Multipalco do Theatro São Pedro. Essa nova produção deverá estrear em 2022 e conta com coprodução do Porto Alegre em Cena.

Espetáculos locais

Performances Urbanas

RESPIRA NÃO PIRA: Trata-se de uma performance/saída de campo realizada pelas sete palhaças integrantes do NIC mulheres palhaças. Um passeio cheio de encontros, trocas e conexões preciosas com as pessoas da cidade, que visa a interação sensível com o espaço e com as pessoas passantes. Uma experiência aberta ao público, em que o foco será a presença, o jogo sensível, e o estado lúdico das palhaças.

BANDO: A performance urbana BANDO é uma intervenção em formato de cortejo que apresenta as figuras híbridas dos pombos-correios como o bastião da resistência poética em tempos de pandemia. Neste evento itinerante, os atores e atrizes do grupo Máscara EnCena mergulham em uma nova pesquisa que aposta no uso de máscaras animalescas e de ações performáticas.

KUUMBA: “KUUMBA: Criatividade, Encontros e Afetos” é uma performance-instalação que visa difundir, de maneira poética, ética e estética, os valores civilizatórios afro-brasileiros, apresentados pela intelectual Azoilda Trindade para o programa A Cor da Cultura.

ANATOMIA TEMPORÁRIA: “Anatomia Temporária” é uma vertente do “Projeto Epiceno”, uma experimentação de intersecção de linguagens entre circo, dança e performance.

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA: Voluntários da Pátria é uma proposta inédita de performance urbana: um desfile noturno luminoso percorrendo o Quadrilátero Central de Porto Alegre (Voluntários da Pátria, Marechal Floriano Peixoto, Salgado Filho, Doutor Flores). Os artistas representam alegorias de esperança e celebração da vida, portando-se como entidades protetoras daqueles que desbravam a rua em sua rotina - como anjos da guarda.

Performances Digitais

A ÚLTIMA NEGRA: O espetáculo virtual intitulado A ÚLTIMA NEGRA, parte de um questionamento da atriz gaúcha Hayline Vitória diante das provocações dramatúrgicas de Pedro Bertoldi acerca de como seria ser a última pessoa negra no Brasil.

SR. ESQUISITO: Sr. Esquisito é uma peça sobre ser normal e não ser tão normal assim. Sobre os olhares que nos julgam. Mas, também sobre as nossas esquisitices que nos fazem únicos.

CO ÊS: Co Ês (com eles) é uma contação de história através dos gestos. A performance se constrói a partir das fantasias e memórias de um viajante, um andarilho, um “andançarino”, que são visualizadas em diversas situações do cotidiano.

DE LA MANCHA: Livremente inspirado no Clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes é um trabalho autoral que mescla por meio do seu jogo de linguagens, as técnicas de Teatro, Contação de Histórias, Teatro de Sombras, Canto, Dança, Música e Manipulação de Bonecos, aprofundando o estudo sobre as potências na narrativa épica no teatro para infância e juventude.

QUASE CORPOS: Versão livre para a peça “Krapp’s Last Tape” de Samuel Beckett, escrita em 1958. É uma obra de fácil compreensão que mostra o confronto de um velho, de 69 anos - interpretado por Paulo Flores- com o seu passado, quando ainda era relativamente jovem.

Com informações do site G1

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