Porto Alegre vai começar a vacinar cerca de 18 mil adolescentes de 17 anos

A vacinação contra a Covid-19 de cerca de 18 mil adolescentes de 17 anos começa nesta semana em Porto Alegre. A confirmação é do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, que fez o anúncio em entrevista à reportagem do jornal do Correio do Povo neste fim de semana. “Depois, os de 16 anos são mais ou menos uns 17 mil”, calculou.

Conforme Sparta, a cidade possui em torno de 104 mil na faixa etária entre 12 e 17 anos, que serão a partir de agora contemplados com a vacina da Pfizer. “Vamos fazer nas unidades básicas, drive-thrus e algumas unidades volantes. Estamos ainda pensando em fazer em algumas escolas”, adiantou.

O secretário municipal da Saúde visitou o posto de imunização montado em frente ao Hotel Blue Tree Towers Millenium, na avenida Borges de Medeiros, no bairro Praia de Belas. No local estão equipes para aplicação da 1ª e da 2ª dose de imunizante, sendo que o movimento maior é no segundo grupo. Uma longa fila se formou na abertura do atendimento, que começou às 9h e prosseguiu até 17h deste sábado (11).


Cristine Rochol/PMPA


SUCESSO

Em uma avaliação geral sobre a cobertura vacinal, Mauro Sparta comentou sobre o sucesso da campanha, o secretário municipal da Saúde citou três fatores. “Eu atribuo à organização que a prefeitura fez, ao grupo de profissionais da saúde muito qualificado que nós temos e ao comparecimento da população que comprou essa ideia”, destacou.

“Não ficamos nenhum dia sem vacinar. Todos os dias aconteceu a vacinação em algum local”, frisou. “A conjugação da sociedade como todo, as instituições, hospitais e farmácias, etc...todos ajudaram e vacinamos o mais rápido possível”, enfatizou.

Prevendo que a imunização contra a Covid-19 será rotineira no calendário de vacinação da Capital, Mauro Sparta lembrou que a cidade possui uma rede de 132 postos de saúde. "Atualmente estamos operando com apenas 31 porque não tem vacina contra a Covid-19 suficiente”, assinalou.

Ele garantiu inclusive que a aplicação das doses contra o novo coronavírus será realizada de “maneira normal, sem aglomeração e fila”, pois considerou que “Porto Alegre está preparada para enfrentar os novos desafios”.   

Com informações do Correio do Povo


]

Comentários