Subsolo da Fontana di Trevi é a nova atração turística de Roma

A Fontana di Trevi é uma das atrações mais visitadas da Itália e uma das mais conhecidas do mundo. Mas o que muitos não sabiam é que ela também esconde um sítio arqueológico em seu subsolo, assim como as catacumbas da cidade do Império Romano e inícios do cristianismo.

Com o nome de Vicus Caprarius, ou “Cidade da Água”, o sistema de aquedutos e apartamentos da antiga aristocracia romana está espalhado sob todo o distrito de Trevi. Ele foi descoberto nos anos 90, mas construído no primeiro século depois de Cristo.

O museu subterrâneo oferece a possibilidade de visitar centenas de artefatos encontrados durante as escavações. Entre eles estão estátuas, vasos, cerâmicas, azulejos, mosaicos e mais de 800 moedas. Mais do que a idade, esses objetos também são importantes pois estão ligados a eventos históricos, como o grande incêndio de Roma, na época de Nero.


Divulgação

Uma curiosidade é que um dos 11 aquodutos da Roma antiga, a Acqua Viva, é a que alimenta a Fontana di Trevi, e a que tornará possível conhecer as piscinas do subsolo.

Para conhecer o complexo do Vicus Caprarius você pagará entre 1 a 4 Euros. Mas é bom saber que o local é fechado, escuro e não muito agradável para quem tem problemas com locais difíceis de explorar.

Em tempos de pandemia, para quem não quer ou não pode viajar, existe uma maneira de conhecer um pouco do local de maneira virtual, por meio da Live Virtual Guide. É só clicar aqui.


Divulgação


Com informações do UOL


Comentários