ARTIGO: confira a mensagem da Presidente da ABRASEL-RS, sobre a retomada econômica

A partir desta semana teremos artigos especiais dentro da campanha "A Sociedade e o Pós-Covid". Todos os sábados, publicaremos as ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil. Este artigo de estreia é da Presidente da ABRASEL-RS, Fernanda Tartoni.

O CLAMOR DOS RESTAURANTES

Desde o início da pandemia, o setor de Alimentação Fora do Lar foi um dos mais afetados. Sem poder abrir as portas e com severas restrições, cerca de 335 mil bares e restaurantes fecharam as portas, o que causou a demissão de 1,3 milhão de pessoas em todo país. Muitas das pessoas que conseguiram manter seus negócios vivos praticamente trabalharam para cobrir custos – quando não pagaram para trabalhar. 

Ao longo de 2021, a situação melhorou, mas segue preocupante. Ainda temos altos índices de estabelecimentos fechando o mês com prejuízo e que possuem contas em atraso. Esse é um ano de reestruturação do setor. Nossa expectativa é atingir os patamares de 2019 a partir do segundo semestre de 2022. Para isso acontecer, precisamos trazer segurança para nossos clientes e a vacinação é o caminho mais concreto nesse momento para tudo voltar ao normal. 

A retomada na economia já iniciou, mesmo que de forma tímida. Voltamos a contratar aos poucos, ainda distante do que gostaríamos e precisamos, porém, estamos otimistas. Para a situação realmente melhorar, precisamos também do auxílio do poder público com o parcelamento de dívidas, sem juros ou com juros baixos, com o maior prazo possível. 

Fernanda Tartoni, chef de cozinha, proprietária do Tartoni Ristorante e presidente da Abrasel-RS







Comentários