Campanha nacional antifraudes bancárias: confira dez dicas de segurança

Quem nunca recebeu uma mensagem estranha pelo celular? O banco avisando que fizeram um depósito inesperado na sua conta? Ou então um link misterioso para clicar? Preocupada com o excesso de golpes envolvendo cartões e operaçõe banárias, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lançou uma grande campanha de marketing para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes. A iniciativa tem o nome de Pare & Pense #Pode ser Golpe, em alusão à música "Pare", de Zezé Di Camargo e Luciano. A campanha traz uma paródia da canção para alertar de maneira leve para um assunto sério. São peças de propaganda com dicas para golpes em geral, para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e ainda o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.

A campanha, criada pela agência iDTBWA, traz informações também sobre armadilhas mais físicas, para que clientes bancários se protejam de criminosos que aplicam golpes como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro por mensagem ou por telefone ou ainda o truque do falso funcionário de banco. 


Eduardo Soares/Pixabay


"Pare! Até quando você vai cair nesses golpes na vida? Pare! Sua grana e sua senha jamais podem ser divididas. Tem malandro de olho na gente. Se pedir dinheiro, diga não. Então, pare! Não dê mole para ladrão", diz um dos trechos da peça publicitária .

"Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança", diz Isaac Sidney, presidente da Febraban. "Trabalhamos há décadas para garantir a tranquilidade dos nossos clientes em suas transações financeiras cotidianas e estamos lançando mais uma campanha massiva, desta vez para conscientização e orientação da população a se prevenir contra fraudes", complementa.

Além dos filmes, a campanha conta com spots de rádio e peças digitais exclusivas para redes sociais. A estratégia também contempla a participação dos chamados "influencers". 

"Nosso objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação para toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que tanto dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros", afirma Madalena Nader, que assumiu recentemente a Gerência Executiva de Marketing da FEBRABAN. Ela lembra que a pesquisa Radar Febraban de setembro revelou que 95% dos entrevistados que receberam informações de prevenção a golpes afirmaram que o material foi importante para prevenção ou para sua atitude diante tentativas de fraudes. "Isso mostra a importância das ações de conscientização", complementa.

Adicionalmente, a campanha Pare & Pense #Pode ser Golpe está disponível neste site com a listagem dos estratagemas mais aplicados no Brasil e dicas de como preveni-los (leia abaixo). 

"Como as artimanhas afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor", diz Lucio Caramori, diretor de criação da iDTBWA.

Assista um vídeo da campanha.

Veja neste link os principais golpes aplicados e como eles devem ser evitados


Dez dicas anti-golpe


1. Cuidado com as suas senhas

Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.

2. Cuidados com seu cartão

Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão. 

3. Confira seu cartão após uma compra

Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança. 

4. Ative duplo fator de autenticação

Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc. 

5. Atenção com ligações

Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

6. Nunca clique em links desconhecidos

Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados. 

7. Cuidado em compras online

Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet. 

8. Cuidado nas operações bancárias

Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.

9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo

Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado. 

10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais

Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas.O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento. 

Com informações do Jornal do Brasil e FEBRABAN




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