Coldplay anuncia turnê “ecofriendly”: a cada ingresso vendido, uma árvore será plantada e plateia produzirá energia ao dançar

No final de 2019, a banda britânica Coldplay anunciou que só faria turnês novamente quando os shows fossem mais sustentáveis. Praticamente dois anos depois e uma pandemia nesse meio tempo, o grupo revelou esta semana que finalmente voltará aos palcos – inclusive com apresentação já confirmada para o Brasil -, com muitas novidades para reduzir a pegada de carbono.


Reprodução Facebook Coldplay


“Temos plena consciência de que o planeta enfrenta uma crise climática. Portanto, passamos os últimos dois anos consultando especialistas ambientais para tornar esta turnê o mais sustentável possível e, tão importante quanto, aproveitar o potencial dela para estimular novas soluções. Não faremos tudo certo, mas temos o compromisso de fazer tudo o que pudermos e compartilhar o que aprendemos. É um trabalho em andamento e estamos muito gratos pela ajuda que recebemos até agora”, escreveu o grupo em suas redes sociais.

Em uma entrevista à rede BBC, o vocalista do Coldplay, Chris Martin revelou algumas dessas novidades que os fãs irão encontrar nos shows de 2022. Para começar, a plateia produzirá energia ao dançar e pular durante a apresentação. O show contará com um piso cinético transforma a energia mecânica em energia elétrica.

“Quando eles se movem, eles impulsionam o show. E também teremos bicicletas que fazem a mesma coisa”, contou Martin. “Quanto mais a plateia se mover, mais ela estará ajudando”.

Além disso, a banda se comprometeu a plantar uma árvore para cada ingresso vendido. Só para se ter uma ideia, na última turnê, entre 2016 e 2017, cerca de 5,4 milhões de pessoas assistiram aos shows do Coldplay.

Na Costa Rica, onde a turnê começará em março – país que investe fortemente em energias renováveis -, as apresentações usarão eletricidade proveniente de energia solar e eólica, assim como baterias movidas a óleo de cozinha reciclado de restaurantes locais.

Entre outras medidas anunciadas estão um itinerário melhor planejado para diminuir a emissão gerada por voos e o desperdício de combustível fóssil com os aviões; os cenários serão feitos com materiais que impactem menos o meio ambiente, como bambus; as pulseiras distribuídas ao público, com luz LED, serão fabricadas com matéria-prima vegetal e reutilizadas todas as noites e um aplicativo permitirá que os fãs planejem seu trajeto de ida e volta para o show com o menor nível de emissões possível – eles receberão um código de desconto para usar no local quando se comprometerem com viagens de baixo carbono.

A expectativa é que a turnê do ano que vem emita 50% menos dióxido de carbono, o tal do CO2, gás apontado como principal responsável pelo aquecimento global, do que a anterior.

Chris Martin admite que ainda há muito o que ser feito. Mas acredita que esse é só o começo. “Não estaríamos anunciando uma turnê a menos que sentíssemos que estamos fazendo o suficiente para que esteja tudo bem em nossos corações, mas definitivamente ainda precisamos ir mais longe”.

O Coldplay é uma das bandas mais famosas do mundo (só no Facebook tem 40 milhões de seguidores). Os músicos já venderam mais de 100 milhões de cópias de seus discos e têm demonstrado uma preocupação crescente com a questão do impacto ambiental do showbizz. Eles são um dos embaixadores do movimento Global Citizen, que em setembro realizou um megashow, com a participação de mais de 50 artistas, em diversas partes do mundo, para chamar a atenção sobre a crise climática e o problema da fome.


Com informações do site Conexão Planeta



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