O ator William Shatner, de 90 anos, entra para a história como a pessoa mais velha a deixar a órbita terrestre

Em um voo de 10 minutos e 17 segundos, ator William Shatner entrou para a história como a pessoa mais velha a ir para o espaço. Aos 90 anos, ele superou Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da primeira viagem com Jeff Bezos para fora da órbita terrestre, em julho. O intérprete do capitão James T. Kirk no clássico cult Star Trek (Jornada nas Estrelas) também foi o primeiro membro do elenco do icônico programa a viajar para  a "fronteira final". Ao deixar o foguete, Shatner agradeceu pela viagem e disse que a "Terra é linda vista de cima" e que fez "uma viagem emocionante". 

Reprodução Instagram


— Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e do que a vida. [...] O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência — disse Shatner a Jeff Bezos, que recepcionou a tripulação.

Além de Shatner, Glen de Vries, cofundador da empresa de software Medidata, Audrey Powers, vice-presidente de operações da Origin Blue, e Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs, protagonizaram a segunda viagem tripulada feita pelo New Shepard. Essa, entretanto, foi a 18ª missão da cápsula.

A tripulação do foguete NS-18 foi além da linha Karman, a uma altitude de 107 quilômetros, onde experimentaram quatro minutos de imponderabilidade e contemplaram a curvatura do planeta. Com eles, ainda estavam milhares de cartões postais de estudantes de todo o mundo apresentando suas mensagens sobre uma futura vida no espaço. 

O lançamento aconteceu às 11h49min (horário de Brasília) de uma instalação remota no deserto do oeste do Texas chamada Launch Site One, a 40 quilômetros ao norte da cidade mais próxima, Van Horn. Do mesmo local, partiu o foguete com o dono da Amazon, Jezz Bezos, em julho. Além de recepcionar a volta, o bilionário também esteve na base para desejar sorte e boa viagem à tripulação.

Pouco mais de sete minutos após a decolagem, a base do New Shepard tocou o solo, voltando de onde partiu. Três minutos depois, a cápsula com a tripulação aterrissou em segurança.

A decisão da Blue Origin de convidar um dos personagens mais conhecidos da ficção científica para seu segundo voo tripulado tem como objetivo manter o entusiasmo em torno da jovem indústria do turismo espacial.

O voo que aconteceu nesta quarta (20) estava agendado para ocorrer na terça-feira (12), mas "devido aos ventos previstos para esse dia", a equipe de operações da missão da Blue Origin decidiu adiar o lançamento do NS-18. 

Com informações de GZH




Comentários