População ocupada no Brasil cresce 12% e supera 90 milhões em julho

A redução do desemprego registrada no mês de julho é impulsionada pelo ritmo de recuperação da população ocupada, que chegou a 90,2 milhões, o que representa alta de 12% na comparação com julho do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

De acordo com o levantamento, foi o quarto mês consecutivo de expansão na ocupação, que avançou 1,2% em relação ao volume observado em junho. A população economicamente ativa, por sua vez, era de 103,6 milhões de pessoas, número 10% maior em comparação com o mesmo período do ano passado (94,2 milhões).


Agência Brasil


Em julho, apesar do aumento da ocupação nos segmentos informais – com crescimento interanual de 22,7% dos empregados sem carteira no setor privado e de 20,3% dos trabalhadores por conta própria –, a alta de 8,3% da população ocupada com carteira no setor privado mostra uma recuperação também do emprego formal.

No mês, o Brasil possuía 13,4 milhões de desocupados. A taxa de desocupação recuou de 13,7% em junho para 13,1% em julho. O número de desalentados chegou a 5,2 milhões em julho, o menor patamar desde março de 2020 e uma queda de 10,1% em comparação com julho do ano passado. Em relação a junho deste ano, o recuo foi de 5,4%.

A análise do Ipea foi realizada com base em dados trimestrais da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do seguro-desemprego, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Com informações do site R7

Comentários