Porto Alegre chega a 80% da população vacinável com duas doses contra a covid-19

Cerca de 10 meses depois do início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Sul, a Capital gaúcha alcançou nesta semana a marca de 80,2% da população acima de 12 anos com duas doses do imunizante ou dose única. Até às 14h da quarta passada (27), o “vacinômetro” da Prefeitura registrava 971.082 pessoas com o esquema completo e 1,188 milhão com a primeira dose – o que representa 98,1% do total de vacináveis.


Cristine Rochol/PMPA


A marca ocorre exatos 21 dias depois de alcançar os 70% da população vacinável com duas doses. O patamar de 70% da população completamente imunizada sempre foi considerado por especialistas um marco importante para o controle da pandemia. Porém, após o surgimento da variante Delta do coronavírus, mais contagiosa, estima-se que o controle da pandemia precise de um percentual um pouco maior, acima de 80% da população vacinável com o esquema vacinal completo.

Os benefícios do avanço da imunização na Capital já são perceptíveis. A média de óbitos diários por covid-19 caiu 94,6% em outubro em comparação a março de 2021, o pior mês de toda a pandemia, iniciada em março de 2020.

Segundo os dados do Painel Covid de Porto Alegre, a média móvel semanal, considerando os sete dias anteriores, teve o maior registro em 22 de março, com 56 mortes causadas pela doença. O dia específico com maior número de notificações, todavia, aconteceu em 16 de março, quando 67 pessoas perderam a vida para a covid-19. 

Após esse pico, os números começaram então a cair, até alcançar a média móvel de três óbitos diários em 18 de outubro. O levantamento da Prefeitura exclui os dados mais recentes, considerando que ainda não estão concluídos e pode haver atualizações com novas notificações. 

“Hoje atingimos mais um marco no processo de vacinação em Porto Alegre, mais de 80% da nossa população vacinável está com o esquema vacinal completo. E isto se mostra não só neste número, mas também na diminuição da doença em Porto Alegre. Em alguns dias de outubro não tivemos nenhuma morte, e festejamos isso. A doença está caindo, o número de pacientes internados por covid na UTI está caindo muito, e o processo de vacinação está atingindo a sua finalidade, que é diminuir a doença, e o retorno da nossa cidade à normalidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Com informações do Sul21




Comentários