Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo

A comitiva gaúcha que está em missão em Madrid, Espanha, com representantes da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Assembleia Legislativa, recebeu na manhã desta quarta-feira, 6, a confirmação que a Capital sediará a primeira edição sulamericana do South Summit 2022. O evento acontecerá no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos.

O anúncio foi feito pela presidente e fundadora do South Summit, María Benjumea, durante a edição desse ano da tradicional feira negócios e inovação, que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo. 

Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups.


Luiz Otávio Prates/Especial PMPA


"O South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande acúmulo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Junto ao Governo do Estado e às universidades vamos realizar uma edição histórica”, disse o Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito ressaltou ainda que Porto Alegre tem a primeira empresa considerada unicórnio do Brasil (com valor de mercado de mais de U$ 1 bilhão de dólares), que é a Getnet, vendida ao grupo Santander. "Aqui, vivemos a inovação. Temos uma união muito grande entre todos os setores, representada pelo Pacto Alegre e Aliança pela Inovação, por exemplo. Uma mobilização do poder público, universidades, empresários e sociedade civil em prol da economia criativa e do empreendedorismo", finalizou Melo.

O governador do Estado, Eduardo Leite, também participou do anúncio em Madrid e destacou a importância da nova conexão estabelecida entre Espanha e Brasil para intensificar o desenvolvimento de ambos ecossistemas. “Recebemos com grande alegria e honra a notícia de que Porto Alegre será a próxima casa do South Summit em 2022. Estamos trabalhando para que o Estado se destaque no setor da inovação, da tecnologia, e a realização de um encontro deste tamanho e relevância trará muitas oportunidades de negócios e troca de experiência, além de fomentar o turismo e atrair investidores. As conquistas passadas são muito importantes e devem ser lembradas, mas devemos olhar para o futuro, e não há futuro sem investimento em inovação e tecnologia”, disse Leite.

O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares. Segundo Marta del Castillo, CEO do South Summit, o evento será um atrativo do ecossistema brasileiro para investidores, empresários e startups europeias. “Porto Alegre se converte em um ponto ideal de desembarque para startups espanholas na América Latina, pela dimensão do mercado, sua localização estratégica no Cone Sul e sua proximidade cultural com os países hispânicos”, declarou.

O evento

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores.

Na edição desse ano, que ocorre de 5 a 7 de outubro, em Madrid, são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,7 mil empresas. Durante os três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.


Competição

O South Summit fará uma chamada ao ecossistema internacional para participar em sua competição de startups, entre as quais serão selecionadas 50 finalistas que farão seu pitch no encontro. Trata-se de uma oportunidade para incentivar o talento empreendedor da América Latina, assim como aquelas startups que queiram expandir seus negócios em mercados americanos.

Os finalistas das edições anteriores alcançaram mais de U$ 6.150 milhões de dólares em investimentos, além de fechar acordos com empresas dos diversos setores produtivos.


RS no cenário da inovação

Com mais de 1 mil startups e 15 parques tecnológicos, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Os 11 milhões de habitantes vivem em uma região com os melhores IDHs e rendas per capita do país.

Em Porto Alegre, florescem hubs como o Instituto Caldeira, fundado por 39 grandes corporações da região. O movimento “Pacto Alegre” reúne os setores público, privado, sociedade civil e universidades em uma articulação para promover a inovação e o empreendimento. Se destacam scaleups como a Zenvia (com recente IPO na bolsa Nasdaq), as fintechs Nelogica, Warren e Getnet, o primeiro unicórnio brasileiro, vendido para o Santander em 2014.

O estado conta ainda com a Aliança para Inovação, que compreende as universidades UFRGS, PUC, Unisinos e seus respectivos parques tecnológicos, reconhecidos nacionalmente, sede de unidades de várias tech companies internacionais, além da 4all, uma das maiores venture builders da América Latina. O RS também é conhecido por ter sediado grandes eventos internacionais, como o Fórum Social Mundial, o Fórum Internacional Software Livre e a Copa do Mundo 2014.

Comitiva - Além do prefeito, integram a comitiva os secretários municipais do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Comunicação, Luiz Otávio Prates e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann. O coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, também participa da missão. 

Clique aqui para ver o vídeo que apresenta Porto Alegre para a disputa de receber o evento.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre




Comentários