SERVIÇO: Hemocentro do RS faz apelo por doação de sangue

Com baixo estoque de sangue, desde o início da pandemia, o Hemocentro do Rio Grande do Sul segue em campanha para doação de todos os tipos de sangue, principalmente o de O positivo e O negativo. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue, e outros componentes, para 42 hospitais de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Litoral Norte.

"O ideal para manter os estoques é que a instituição de saúde recebesse de 100 a 120 doadores por dia. Estamos com 50%", explicou a assistente social Gesiane Ferreira Almansa, do Setor de Captação do Hemocentro. 

Na Capital, o serviço atende a cinco hospitais: Pronto Socorro (HPS), Materno Infantil Presidente Vargas, Independência, Santa Ana e da Restinga Extremo-Sul. "Pedimos encarecidamente que a população retome as doações. O processo é muito seguro e estamos adotando todos os protocolos de segurança", ressaltou. Além da pandemia que baixou os estoques do Hemocentro e dos hospitais, as instituições de saúde terão mais um problema: o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, que deverá afetar a doação de sangue. 

Unsplash


Locais para doação de sangue

As pessoas interessadas em realizar a doação no Hemocentro devem se dirigir à sede da instituição, na avenida Bento Gonçalves, número 3.722, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, a pessoa precisa estar com boas condições de saúde, alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, apresentar documento de identidade com foto, não ter ingerido bebida alcoólica, não ter fumado no mínimo duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação. Quem quiser pode ligar e agendar a doação pelo telefone/WhatsApp (51) 984.054260.

O chefe do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Léo Sekine, disse que a pandemia da Covid-19 impactou na doação de sangue com a redução do número de doadores. "Pedimos a população que venham até o hospital e façam a doação. Ainda não há substituto para o sangue. Somente através do ato de doação é que podemos salvar vidas”, acrescentou.

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) necessita de todos os tipos de sangue, especialmente O positivo e O negativo, devido aos baixos estoques. Os doadores podem dirigir-se ao local, no segundo andar do Hospital Conceição, na avenida Francisco Trein, 596, bairro Cristo Redentor, na zona Norte de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados (exceto feriados), das 7h30min às 12h (são feitos 60 atendimentos no sábado). 

Com o objetivo de estimular e facilitar as doações de sangue, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre irá oferecer, durante três sábados de outubro, um espaço alternativo de coleta na Capital. Nos dias 16, 23 e 30, o Banco de Sangue da instituição estará presente no Bourbon Shopping Wallig para atender a população, sempre das 9h às 13h, mediante agendamento pelo telefone (51) 3214.8335. Com vagas limitadas, o posto de coleta recebe doadores de todos os tipos sanguíneos. 

Apenas 2,4% da população gaúcha é doadora de sangue

No Rio Grande do Sul, apenas 2,4% da população é doadora de sangue, enquanto no Brasil o percentual é de 1,8%, conforme dados do Ministério da Saúde. O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros) o que poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência e realização de cirurgias eletivas nos hospitais e o tratamento de pessoas com doenças crônicas.

Os homens podem doar quatro vezes ao ano com um intervalo de no mínimo 60 dias. Já as mulheres poderão realizar a doação de sangue três vezes ao ano com um intervalo de 90 dias. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. 

O doador não pode estar gripado, nem ter enfrentado uma gripe nos últimos sete dias, nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas; não ser portador do vírus HIV e do HTLV. As mulheres não podem estar grávidas, nem ter tido aborto nos últimos três meses e não podem estar amamentando. Os doadores não podem ter realizado tratamento dentário nos últimos sete dias; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação e nem ter bebido excessivamente nas últimas 24 horas.

Com informações do Correio do Povo





Comentários