Volvo será vegana e não utilizará mais couro em carros elétricos

Quando o Volvo C40 Recharge foi revelado em março, mostrou ter vários pontos bem curiosos. Um deles é que o 2º carro totalmente elétrico da marca sueca será vendido somente online. Só que tem outro detalhe muito diferente: o C40 Recharge, mesmo sendo um elétrico de luxo, não terá nem um pedaço de couro no acabamento.

E isso não será algo exclusivo para o novo carro elétrico da Volvo. A empresa anunciou oficialmente que todos os veículos elétricos lançados a partir de agora não utilizarão couro de nenhuma forma. Segundo a fabricante, esta decisão fica alinhada com sua ética de sustentabilidade e proteção dos animais.

Isto também significa que a Volvo não usará mais couro em nenhum de seus carros a partir de 2030, quando a marca passará a vender somente modelos totalmente elétricos.

No lugar do material vindo das vacas, a Volvo oferece materiais sustentáveis de alta qualidade feitos com fontes recicladas e naturais. Um exemplo é o Nordico, que é uma nova matéria-prima para os interiores criada pela Volvo e que consiste em tecidos feitos a partir de materiais reciclados como garrafas PET, materiais biológicos de florestas sustentáveis da Suécia e Finlândia, e rolhas recicladas da indústria de vinhos. Este novo material fará sua estreia na próxima geração de carros da Volvo.


Divulgação


Além disso, a marca sueca continuará a usar combinações de lã para seus interiores, porém vindos somente de fornecedores que sejam certificados por ter práticas responsáveis.

A decisão de usar interiores sem couro veio da preocupação da Volvo com os impactos negativos no meio-ambiente causados pela criação de gados, incluindo o desmatamento. Estima-se que a criação de animais seria responsável por cerca de 14% das emissões mundiais de gases poluentes, a maioria pela criação de gados.

Outra escolha da Volvo é aumentar a quantidade de materiais usados em seus novos carros que sejam feitos de materiais biológicos e reciclados em 25% a partir de 2025. A empresa ainda quer que seus fornecedores diretos, incluindo as empresas de materiais, usem energia 100% sustentável a partir do mesmo ano.


Com informações do site Frota & Mercado

Comentários