ARTIGO: "É tempo de contratar", de LUIZ CARLOS BOHN, Presidente da Fecomércio RS

Todos os sábados publicamos aqui artigos especiais dentro da campanha "A Sociedade e o Pós-Covid". Semanalmente divulgamos as ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil. Este artigo é do Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Bohn


É tempo de contratar


Em março de 2020, quando iniciamos o isolamento social em função da pandemia de Covid, não imaginávamos o que estava por vir. Empresas fechando, pequenos empresários falindo, trabalhadores tendo seus contratos de trabalho suspensos e uma taxa altíssima de desemprego. Dados do IBGE mostram que o número de pessoas sem ocupação entre os meses de abril e junho de 2021 chegou a 14,1%, dado 3% maior se comparado ao período analisado antes da pandemia. Vivemos um cenário desafiador. Por semanas, meses até um dos setores que mais emprega no País, o setor de comércio e serviços, se viu obrigado a parar. Literalmente parar.

Fechamos as nossas portas e tivemos que ressignificar as nossas entregas. Adaptabilidade e resiliência foram as palavras-chave dos últimos meses. As empresas se reinventaram para conseguirem se manter de portas abertas, trabalhando, empregando e movimentando a economia do Estado e do País. Dezenove meses depois do início da pandemia, já estamos na marca de mais de 250 milhões de doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, ficando atrás somente de países como China, Índia e Estados Unidos, conforme dados do Ministério da Saúde. Já estamos vivendo o que podemos chamar, finalmente, de “pós-pandemia”.

Comércio aberto, eventos voltando à normalidade, empresas pensando nas vendas de Natal e projetando as contratações de mão de obra para suprir a demanda reprimida do último ano. Após um período de mudanças e recessão, chegamos na tão esperada retomada econômica. Para nós, representantes do setor de comércio, serviços e turismo, poder, pela primeira vez, projetar condições favoráveis para esse segmento é voltar a respirar.

Isso se confirma com os dados divulgados pela Fecomércio-RS na Pesquisa de Empregos Temporários 2021, em que 33,4% dos estabelecimentos têm a intenção de contratar trabalhadores temporários para as vendas de final de ano. É tempo de contratar! É tempo de respirar, de pegar fôlego e projetar um futuro próspero. Que possamos, agora, sermos, mais do que nunca, um setor forte, que emprega e gera renda para milhares de brasileiros.





Luiz Carlos Bohn é Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Rio Grande do Sul. 


































Comentários