Braskem Recicla pretende recolher 12 toneladas de lixo na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Um dos pontos mais movimentados de Porto Alegre, em especial nos fins de semana, a Orla do Guaíba,  tem reunido milhares de pessoas que buscam lazer, mas que não cooperam para manter o local limpo. Prova disso é o alto volume de lixo que se recolhe nas segundas-feiras. Para evitar esse descuidado com o espaço e conscientizar a população da importância ambiental em conservar a cidade limpa, incluindo a correta destinação dos resíduos sólidos, a Braskem, em parceria com a Solos - startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos, lançou a primeira edição do Braskem Recicla em Porto Alegre, na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, neste sábado (27). 

Cesar Lopes / PMPA


Com uma estrutura própria instalada no lugar para receber resíduos sólidos, como plásticos, embalagens entre outros, a iniciativa visa incentivar as pessoas a jogarem o lixo resultante do pós-consumo (como garrafas pets, latas, papéis) nos locais adequados e não no chão. A meta é coletar 12 toneladas de resíduos e gerar R$ 20 mil em renda para a Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão com a venda do material. 

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, ressalta que a Braskem faz parte da cadeia do plástico e investe em iniciativas como essas para evidenciar que a reciclagem existe no Brasil e funciona, por meio de um  modelo eficiente de resíduos plásticos.“Esse material chega às cooperativas, que  fazem a triagem e encaminham para a indústria, onde são transformados em outras aplicações”, detalha. Por isso, essa ação é para elucidar que esse lixo seco, se for descartado de forma correta, vai ser aproveitado. “ Vai se transformar em trabalho e renda, que é o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país”, destaca.

A cofundadora da Solos, Saville Alves, salienta que a pandemia suscitou diversos debates sobre o cuidado com a sustentabilidade no planeta . Ela menciona que o Braskem Recicla vem justamente para possibilitar ação prática com corresponsabilidade, unindo poder público, iniciativa privada e cidadão." Esperamos contribuir para um novo comportamento de quem usufrui da Orla do Guaíba e inspirar que leve a atitude da reciclagem para outros espaços”, estima.  

O presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS) apoia essa ação e afirma que apenas 24% do lixo seco é reutilizado, o que considera um volume muito baixo. “ Falta plástico nas cooperativas e nos perguntamos como falta de vemos tanto material descartado na natureza”, questiona, ressaltando a importância da população compreender a relevância de destinar adequadamente as embalagens do pós-consumo.

O secretário  municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Breem, esteve no local e enfatizou a importância da atividade. “De fato, se as empresas não participarem da gestão da cidade, as coisas não acontecem”, entende, reforçando que a educação ambiental é tudo e que a Orla está sofrendo com a grande produção de resíduos. Na oportunidade, Breem disse que a rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, faz parte do projeto Ruas Completas, que está em fase de captação de recursos para viabilização, pode se beneficiar com arborização urbana aliada à reciclagem. "Estamos avaliando as possibilidades", completa. O Braskem Recicla vai até o dia 12 e funciona das 9h às 21h.  

Com informações do Correio do Povo




Comentários