Nasa lança missão de "defesa planetária" na madrugada desta quarta-feira

A missão Dart ("Double Asteroid Redirection Test", ou Teste de redirecionamento duplo de asteroides na sigla em inglês), da Nasa, irá decolar da Califórnia a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, nesta terça-feira, às 22h20min no horário local, e às 3h20min no horário de Brasília, na quarta-feira.


Nasa/Divulgação


A nave irá colidir com um asteroide para desviar sua trajetória. A missão foi descrita como uma "defesa planetária" e deve preparar a humanidade em caso de uma ameaça de impacto no futuro. A missão Dart irá atingir o grande asteroide Didymos, de 780 metros de diâmetro, duas vezes a altura da torre Eiffel.

Na órbita do Didymos, está a lua Dimorphos, de 160 metros de diâmetro e mais alta que a Estátua da Liberdade. É nesse local que a nave irá pousar a uma velocidade de 24 mil km/h, dez meses depois de seu lançamento. O alvo está a 11 milhões de quilômetros da Terra.

Os especialistas da Nasa estimam que o impacto do pouso irá reduzir a órbita do asteroide menor somente por volta de 1%. Dimorphos orbita atualmente ao redor de Didymos em exatamente 11 horas e 55 minutos. Esse período será medido novamente depois da colisão.

Com informações do Correio do Povo




Comentários