Nesta terça (30), acontece "O Dia de Doar", como resposta às datas comerciais da Black Friday e Cyber Monday

Depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é a última quinta-feira de novembro, surge a Black Friday, com liquidações irresistíveis no comércio americano, e que o Brasil incorporou a partir de 2010. Depois vem a Cyber Monday, a segunda-feira onde os sites oferecem promoções para que os clientes comprem produtos on-line. Em 2012, os próprios americanos resolveram dar uma resposta a essas datas comerciais, criando o Dia de Doar, conhecido como Giving Tuesday, e que foi adotado também pelos brasileiros a partir de 2013. A motivação, porém, é outra: a ideia é incentivar a cultura da doação nas pessoas.

Imagem site ABCR

Desde então, o movimento vem crescendo a cada ano e milhares de pessoas são envolvidas por diversas instituições que promovem ações sociais para estimular doações online. Em 2018, mais de 22 mil pessoas foram impactadas e R$ 1,2 milhão foi arrecadado.

Em 2020, a pandemia e a crise de saúde - e também a econômica - confirmou a generosidade do brasileiro. O Dia de Doar alcançou cerca de 28 milhões de pessoas nas redes sociais e aconteceu em mais de 40 Estados. O total mobilizado passou de 2 milhões de reais, contra 1 milhão e 100 mil reais em 2019, ou seja, um  crescimento de 80%.

O objetivo do dia é promover a generosidade no país, estimulando as pessoas em um grande movimento de solidariedade. As lideranças do movimento avaliam por conta da pandemia houve um apelo imenso não apenas no Brasil mas no mundo todo, e por isso muito mais gente se envolveu, respondendo ao chamado por mais generosidade”, avalia João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), responsável pelo Dia de Doar.

Em maio deste ano de 2021, por conta da propagação da Covid-19, foi feita uma edição extraordinária, o Dia de Doar Agora, que alcançou mais de 14 milhões de pessoas. ‘O brasileiro é generoso responde rapidamente à situações de emergência. Muitos doam com frequência, e esse hábito precisa criar raízes para que a filantropia cresça e ajude a mudar a realidade do pais”, diz a presidente da ABCR, Márcia Woods.

Nesta terça (30), acontece mais uma vez a iniciativa. Veja no site diadedoar.org.br como apoiar e incentivar causas que você acredita. Sempre é possível ajudar alguém ou um movimento, que ajuda outras pessoas que precisam. E tudo isso numa grande mobilização mundial, em resposta às datas de faturamento do comércio.  

Com informações da ABCR














Comentários