Outubro Rosa termina com aumento de exames preventivos de câncer de mama em hospitais de Porto Alegre

Alguns dos principais hospitais de Porto Alegre terminaram o mês da campanha Outubro Rosa, de promoção à prevenção do câncer de mama, com número de exames de mamografia superior ao mesmo período do ano passado. Com a diminuição de casos e internações por covid-19 e mais pessoas saindo de casa, o número de atendimentos voltou aos patamares do período pré-pandemia.

Robson Da Silveira / PMPA

No hospital São Lucas da PUCRS, os agendamentos aumentaram de 805, em 2020, para 980. Os dados ainda são inferiores aos 1.629 registrados em 2019, antes da pandemia. O motivo, de acordo com a instituição, é que muitos agendamentos ficaram parados e ainda passam por um processo de retomada.

A Santa Casa de Misericórdia conseguiu atender, em 2021, mais pacientes do que nos últimos dois meses de outubro. Foram 1.472 exames realizados, 300 a mais do que em 2019. Conforme o diretor-técnico do hospital, Ricardo Kroef, há mais confiança das pessoas para retornar os exames de rotina.

Os hospitais Conceição e Fêmina também registraram um aumento nos exames. No décimo mês do ano passado foram agendados cerca de 250 e 150 procedimentos, respectivamente, enquanto que em 2021 foram 450 e 173. O Hospital de Clínicas ainda contabiliza os dados, mas diz que é possível perceber aumento considerável na quantidade de exames na instituição.

Para a mastologista e presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Maira Caleffi, as razões para a campanha deste ano ter obtido bons resultados vão além do cenário epidemiológico mais favorável. Uma medida do Ministério da Saúde de dezembro de 2020 que liberou recursos a Estados e municípios para incentivar políticas de combate ao câncer foi fundamental para ampliar os atendimentos na saúde pública. Além disso, para ela, a cooperação entre diversas setores da sociedade e a maior preocupação das pessoas com a saúde colaboraram com esse crescimento.

— Depois de tudo que passamos, a população passou a ficar mais atenta a sua saúde. E as instituições, junto com a mídia, se esforçaram muito neste ano—explica a médica, que relata alguns casos de hospitais no Rio Grande do Sul que registraram aumento de 300% nos exames realizados.

Porto Alegre

Os exames de mamografia no sistema público de saúde da Capital estão próximos de atingir o patamar do ano passado. Nos primeiros 10 meses deste ano, foram atendidas 24.540 mulheres, cerca de 150 a menos do que no ano passado inteiro. O ritmo, que começou lento no primeiro semestre, tem sido maior recentemente. 

Em outubro, as solicitações cresceram em 60% em relação aos demais meses do ano. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, até o dia 29, foram agendados 520 exames para detectar o câncer de mama pelo aplicativo da prefeitura, e outros 95 estão em processo de agendamento.

Agentes receberam cerca de 800 mensagens por WhatsApp solicitando o atendimento, incluindo de mulheres que não se enquadram no público-alvo. A demanda foi tanta que o município teve de pedir auxílio de hospitais para ampliar a oferta de exames. Foram 340 mamografias realizadas pelos hospitais parceiros, sendo 150 no São Lucas, 115 no Fêmina, 50 no Conceição e 25 no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

Conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, é necessário pensar em estratégias para estimular a população a seguir preocupada com a doença nos demais meses do ano. Uma das intenções da prefeitura é apostar nos serviços de agendamentos por WhatsApp.

— Neste mês, fizemos o projeto WhatsApp Rosa para centralizar os agendamentos específicos para mamografia, mas vimos que as pessoas têm mais facilidade em se comunicar quando o contato é direto com o seu posto de saúde — conta.

O canal direto com as unidades de saúde também funciona pelo aplicativo de mensagens há cerca de um mês. Os telefones de cada local podem ser conferidos no site da prefeitura. 

Com informações de GZH




Comentários