Paulo Freire é o primeiro brasileiro a ganhar estátua na Universidade de Cambridge

O educador brasileiro Paulo Freire é reconhecido internacionalmente. Prova disso é que, essa semana, um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inaugurou na instituição um busto de bronze reproduzindo o rosto do pensador.


Divulgação


A homenagem é definida pelos professores de Cambridge como um símbolo da “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico.

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e é idêntica às inúmeras encomendados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para celebrar o centenário de Paulo Freire, neste ano, em assentamentos do Brasil, segundo O Globo.

No Brasil, o educador é constantemente alvo de ataques por parte de várias correntes ideológicas, algumas delas apoiadoras do Presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido). Chamado de energúmeno pelo presidente, seu livro, 'Pedagogia do oprimido' é o terceiro mais citado por pesquisadores de ciências humanas do mundo. 

Com informações do site da Fundação Padre Anchieta



Comentários