ARTIGO: "Oportunidades da Retomada", por JULIANO COLOMBO, Superintendente do SESI RS

Todos os sábados publicamos aqui artigos especiais dentro da campanha "A Sociedade e o Pós-Covid". Semanalmente divulgamos as ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil. Este artigo é do Superintendente do SESI RS, Juliano Colombo

Oportunidades da Retomada

Vivemos um momento único nas nossas vidas. Estamos frente a frente com o desafio de retomar uma normalidade que também não sabemos exatamente qual é.

A pandemia deixou marcas em todos nós, em uns mais, em outros menos. Alguns foram atingidos de forma direta, outros de forma indireta e, dependendo da experiência individual de cada um, o desafio da retomada é maior ou menor.

Se levarmos esta reflexão para o ambiente das entidades, empresas, escolas, a situação é a mesma, pois alguns foram mais afetados do que outros. Enquanto uns tiveram que fechar as portas, outros se depararam com um volume de demanda muito maior.

Houve uma grande mudança de hábitos de consumo, na forma como as pessoas se relacionam, onde o ambiente digital assumiu um protagonismo muito maior, antecipando movimentos de alguns anos.

Hoje, talvez o normal para muitos de nós tenha mudado, pois fomos obrigados a fazer novas escolhas, a mudar hábitos. A sociedade nunca mais será a mesma e uma das grandes oportunidades que a pandemia nos traz é de valorizarmos a convivência, a troca, o debate saudável, a construção coletiva, aproveitando este momento de retomada para pensarmos em construir pontes, relações sólidas e, dentro da lógica da teoria da abundância, olharmos a metade cheia do copo, onde há oportunidades de evolução e crescimento para todas as pessoas e empresas.

E é fundamental que esta visão também esteja presente nos ambientes escolares, onde o digital agrega muito, mas não substitui o presencial, pois nossas crianças e jovens precisam aprender a conviver, a construir de forma coletiva, a cocriar projetos que tenham impacto além deles mesmos, utilizando todas as possibilidades que a evolução tecnológica traz, mas nunca deixando de lado os principais pilares da formação de um cidadão, que seja um agente de transformação com valores pessoais sólidos e que coloque o coletivo antes do individual.

Para isso, precisamos de um novo modelo de escola, que coloque o aluno no centro, com professores capacitados para articular movimentos de aprendizagem menos teóricos e mais práticos, que façam sentido para os alunos e estejam diretamente conectados com a realidade e necessidades atuais e futuras da sociedade e do mundo do trabalho.

E a melhor notícia é que as novas gerações estão abertas e querendo muito este tipo de ambiente que permita que suas habilidades e potencialidades possam ser aproveitadas de forma plena.

Cabe a nós criarmos estas condições e pavimentarmos os caminhos da retomada para que possamos emergir como uma sociedade mais aberta, inovadora e humana.



Foto de Dudu Leal


Juliano Colombo é

Superintendente regional do Sesi-RS








Comentários