Brasil anuncia doação de 10 milhões de vacinas da Covid-19 a países pobres

O Ministério da Saúde informou que será realizada a doação de 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 pelo governo brasileiro a países de baixa renda. O ministro Marcelo Queiroga anunciou que a medida será efetivada por meio da iniciativa do consórcio Covax Facility.

Ao todo, serão oferecidas 30 milhões de doses das vacinas, segundo Queiroga. A medida faz parte da cooperação humanitária internacional no enfrentamento à Covid-19.

Marcelo Camargo/Agência Brasil


“Iremos oferecer nesse primeiro momento 10 milhões de doses em doação por meio da iniciativa Covax Facility com margem de alcançarmos até 30 milhões de doses de imunizantes doados a aqueles em situação de maior vulnerabilidade”, disse Queiroga.

O ministro afirmou que o país conta com uma situação de cobertura vacinal avançada contra a doença e que as doações não vão alterar o planejamento da pasta para a imunização dos brasileiros.

“As doações a serem efetivadas pelo governo federal não comprometerão nossa bem-sucedida estratégia de imunização, incluindo a distribuição de doses de reforço para todos os públicos, de todas as faixas etárias que eventualmente forem incluídas em nosso Programa Nacional de Imunizações”, disse.

Os países que receberão as doações serão definidos pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, incluindo nações da América Latina, do Caribe e da África.

“O recente surgimento da variante Ômicron veio ilustrar o que sempre soubemos: que a pandemia somente será superada quando todos os países tiverem as ferramentas necessárias para sua contenção e resposta. Ninguém estará seguro até que todos estejam seguros”, afirmou o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

Com informações da CNN





Comentários