Cidade de Encantado (RS) lança programa de inovação nas salas de aula

A cidade de Encantado, no vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, lançou o programa “A inovação começa na sala de aula”, projeto elaborado pela Administração Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura. O evento aconteceu neste mês de dezembro no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti e contou com a presença de professores e estudantes do município.  

A palestra de abertura foi do doutor em educação Rafael Korman tratou dos desafios da educação no futuro. Na sequência, o prefeito, Jonas Calvi, e a secretária de educação, Stéfanie Casagrande, apresentaram as primeiras dez ações a serem realizadas dentro do projeto: "estas ações irão pautar o trabalho da secretaria e a ideia é que a iniciativa seja colocada em prática pelos próximos 10 anos. Na metade deste ano nós fizemos um diagnóstico da nossa rede, identificamos os gargalos e elencamos 27 ações para serem executadas dentro dos próximos três anos. A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia, mas ela demora muito para chegar nas escolas. Então, queremos muito que isto mude, que dentro das salas a gente tenha o acesso a isso e que isso traga resultados para os nosso alunos”, relata.


Imagem do Site da Prefeitura de Encantado

Atualmente, Encantado conta com seis escolas de ensino fundamental, atendendo cerca de 1900 alunos. As ações, conforme a secretária, irão impactar, inicialmente, estudantes de 5º ao 8º ano. O investimento previsto é de R$ 12 milhões. O valor será dividido durante os três anos. “Educação a gente sabe que a colheita é a longo prazo. Não se faz hoje para o resultado ser semana que vem. Precisamos de no mínimo cinco ano para perceber esta diferença”, destaca.

Dentre as propostas apresentadas, está a implementação do turno integral em três escolas, a instalação de laboratórios em contêineres, a ampliação das vagas para a educação infantil e a disponibilização de telas interativas nas salas de aula. “São ações que direcionam para a estrutura das escolas, a questão de vagas nas creches, a formação de professores. São iniciativas que vão enfrentar os problemas da educação do nosso município. Elas vão atuar em diferentes áreas, pensando sempre em como fazer para melhorar o aluno e entregar para a sociedade um profissional comprometido e que faça a diferença na nossa cidade”, conclui.

Confira a lista das 10 primeiras ações:

  1.  Reforma das escolas para se tornem locais inspiradores e confortáveis;
  2.  Ampliação da cobertura de atendimento na educação infantil;
  3.  Foco nos alunos, desenvolvendo novas propostas pedagógicas;
  4.  Trabalho na gestão de pessoas para impedir a falta de professores;
  5.  Escola de professores 5.0, trabalhando a capacitação docente;
  6.  Ampliação da jornada dos alunos, com a implementação de turno integral nas escolas Batista Castoldi, Érico Veríssimo, e no Centro Municipal. As duas última ainda irão receber a instalação de dois laboratórios em contêineres;
  7.  Prova Encantado, para a avaliação geral dos alunos;
  8.  Direção dos educandários irá passar a ter participação ativa na gestão das escolas;
  9.  Desenvolvimento de estratégias da inovação;
  10.  Atendimento especializado aos alunos com equipe multidisciplinar.


Com informações do site Independente 

Comentários