França começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid

A França iniciou nesta quarta-feira (22) a campanha de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde francês, Olivier Véran.

Diversos países já vacinam crianças nesta faixa etária com a imunizante da Pfizer, como Estados Unidos, Israel (desde novembro), Alemanha, Grécia, Itália, Hungria e Portugal. A China e o Chile já aplicam a CoronaVac em crianças desde junho e setembro, respectivamente (veja mais abaixo).

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na semana passada a vacina da Pfizer para crianças da mesma faixa etária, mas o governo do presidente Jair Bolsonaro tem resistido a iniciar a imunização.

Chris Karidis/Unsplash

O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, informou que amanhã (23) inicia uma consulta coletiva à população sobre a vacina. A ANVISA remeteu ao Ministério a documentação da Pfizer sobre a vacina para a população pediátrica, a fim de agilizar o início da imunização. Queiroga disse, porém, que só vai tomar uma decisão em janeiro.

Mais de 15 países já começaram a vacinar crianças abaixo de 12 anos, segundo levantamento do site G1. Veja abaixo:

  • Argentina: crianças de 3 a 11 anos são vacinadas com o imunizante da Sinopharm, que não está disponível no Brasil (ele é feito de vírus inativado, como a CoronaVac).
  • Áustria: crianças de 5 a 11 anos desde 25 de novembro, quando a União Europeia aprovou o uso da vacina da Pfizer para esta faixa etária.
  • Canadá: aprovou a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer em novembro e começou a aplicar a vacina no final do mesmo mês.
  • China: aprovou o uso da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos em 8 de junho.
  • Chile: começou a vacinar crianças entre 6 e 12 anos com a CoronaVac em 14 de setembro.
  • Cuba: já vacina crianças a partir dos 2 anos – menor faixa etária do mundo – com a vacina Soberana 02, produzida no país.
  • Estados Unidos: vacinam crianças de 5 a 11 anos desde 3 de novembro.
  • Israel: crianças de 5 a 11 anos desde 23 de novembro.
  • Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria, Itália e outros países europeus: imunizam crianças de 5 a 11 anos desde 15 de dezembro.
  • Portugal: iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no sábado (18).


Covid-19 na França

Na França, a ministra do Trabalho, Élisabeth Borne, pediu às empresas que "acelerem" a volta ao trabalho remoto devido à alta de casos de Covid-19 e que elas se preparem para ampliar a medida após as festas de fim de ano, adotando-a de 3 a 4 dias por semana.

A onda de contágios provocada pela variante ômicron avança com rapidez na França, a poucos dias do Natal, e quase 20% dos casos já são da nova cepa, que é muito contagiosa (eram 10% na semana anterior).

A taxa de incidência da Covid-19 alcançou um recorde no país, com 545 casos por semana a cada 100 mil habitantes (e quase o dobro disso em Paris).

Diante da explosão de contágio, o ministro da Saúde francês, Olivier Veran, afirmou também nesta quarta que o país pode registrar em breve 100 mil novos infectados por dia.

Mas o ministro afirmou que o governo do presidente Emmanuel Macron não planeja introduzir novas restrições por enquanto, mas sim apostar no reforço da vacinação (ele espera a aplicação de até 23 milhões de doses até o Natal).

"O objetivo não é reduzir a velocidade de propagação do vírus, porque a variante é muito contagiosa. O objetivo é limitar o risco de casos graves que sobrecarregam os hospitais", disse Veran. "É por isso que estamos agindo rapidamente em doses de reforço".

Com informações do site G1




Comentários