Hospital inaugura primeiro ambulatório para transição de gênero do interior do RS

O Hospital Casa de Saúde de Santa Maria, na Região Central do estado, inaugurou, nesta semana, o primeiro ambulatório especializado em transição de gênero no interior do Rio Grande do Sul. 

De acordo com a direção do hospital, o serviço foi implementado com recursos estaduais do programa Assistir e é focado no atendimento clínico e psicossocial de pessoas que queiram fazer a transição com tratamento hormonal. Elas receberão atendimento clínico, psiquiátrico e endócrino.

Natalie Aires/Tempórea Comunicação


"Queremos reduzir as disparidades sociais permitindo que todas as pessoas de fato tenham acesso à saúde. Passamos por treinamentos e capacitações para que o ambulatório de fato desempenhe o papel ao qual se propõe, que é o de acolhimento e cuidado a todo ser humano", diz a diretora da Casa de Saúde, Liliane Pereira.

De acordo com a diretora, a equipe técnica responsável pelo atendimento no ambulatório recebeu, durante três meses, capacitações que permitem, aos profissionais, agora, uma abordagem adequada no acolhimento do público trans. Fazem parte do ambulatório endocrinologistas, psiquiatras, clínicos gerais, urologistas, ginecologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

Serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 240 consultas por mês, além de exames laboratoriais para 33 municípios da região de Santa Maria.

No estado, existe um hospital habilitado para realizar a cirurgia de redesignação sexual, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com uma vaga por mês. Em todo o país, cinco hospitais fazem a cirurgia de redesignação sexual.

Com o ambulatório, será possível organizar melhor a rede de atendimento a esses pacientes. Assim, só será encaminhado ao Hospital de Clínicas quem efetivamente for passar pelo processo cirúrgico.

Como marcar consulta no ambulatório?

Para que a pessoa interessada tenha acesso ao atendimento oferecido pelo ambulatório, é necessário, primeiro, procurar um posto de saúde. Dessa forma, ela será encaminhada para receber atendimento especializado na Casa de Saúde.

Com informações do site G1




Comentários