MST-RS doa mais de 50 toneladas de alimentos na campanha Natal Sem Fome

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul arrecadou mais de 50 toneladas de alimentos produzidos em seus assentamentos para doar a famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste domingo (19), o MST-RS realizou um ato de solidariedade em três cozinhas comunitárias da Lomba do Pinheiro. Nos três atos, mais de 300 pessoas receberam uma marmita e um quilo de arroz orgânico. 

Maiara Rauber/MST


Segundo Geronimo da Silva, dirigente estadual do MST-RS, a maioria dos alimentos arrecadados nos assentamentos serão distribuídos para mais de 38 cozinhas comunitárias, 30 associações e instituições da periferia de Porto Alegre, Canoas e Gravataí. As ações de solidariedade integram a campanha “Natal Sem Fome, Movimento Sem Terra Cultivando Solidariedade”, que se estenderá até o início de janeiro de 2022.

Geisa Soares Farias, liderança da comunidade Esmeralda, da Lomba do Pinheiro, destacou a importância das doações para o trabalho das cozinhas comunitárias neste final de ano, afirmando que o gesto fará toda diferença na vida de muitas famílias. Zailde Silva, do Núcleo Recreio da Divida, também da Lomba do Pinheiro, agradecem ao MST em nome de toda a comunidade que é uma das mais carentes da região.

Geronimo da Silva assinalou que, para o MST, a fome não é um problema individual de uma ou duas pessoas, mas tem que ser tratada de forma coletiva. Essa ação de solidariedade, destacou ainda o dirigente do movimento, tem também um caráter organizativo. “Não estamos entregando alimentos aleatoriamente. Nós temos uma forma de organização que fortalece a organização interna das comunidades, fortalece as lideranças e leva de fato o alimento para as pessoas, mas que também leva o povo a lutar por seus direitos ”, explicou.

A campanha Natal Sem Fome, do MST, não se resume a Porto Alegre e à Região Metropolitana. Na região Sul do Estado, também ocorreram doações de alimentos e de máscaras. Mais de 1000 famílias receberão doações na região, entre elas pessoas em extrema vulnerabilidade social, indígenas e quilombolas. Ainda segundo o MST, só em Pelotas serão entregues cerca de 4 toneladas de alimentos. Em São José do Norte, foram distribuídos cerca de 155 quilos de arroz orgânico, para mais de 60 famílias da periferia. 

Na região Norte do Estado, o MST doou aproximadamente 2600 quilos de alimentos.  Na região Centro, será realizada uma doação de aproximadamente 4 toneladas de alimentos oriundos de assentamentos da Reforma Agrária. Já na região da Fronteira, em Santana do Livramento, as famílias seguem arrecadando alimentos e as doações ocorrerão após o Natal. O MST estima que , desde o início da pandemia, as famílias do movimento já doaram cerca de 600 toneladas de alimentos oriundos de suas produções.

Com informações do MST-RS




Comentários