Samu Porto Alegre cria aplicativo e amplia formas de acionar o serviço

Situações de risco à vida na capital gaúcha poderão ser informadas agora via aplicativo no celular. Com isso, a ideia é oferecer mais uma forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agilizar o socorro a vítimas de acidentes ou outros chamados de emergência. O novo aplicativo Chamar 192 está disponível para celulares com sistema Android ou IOS e foi desenvolvido por empresa contratada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Cristine Rochol/PMPA


Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados. Segundo o coordenador de Urgências da SMS, médico Daniel Lenz Faria Corrêa, as informações ficarão à disposição da telefonista nos casos de ligações futuras, agilizando o atendimento. “Outra novidade importante é o georreferenciamento, que dará a localização exata do solicitante na cidade”, destaca.

O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa. Para 2022, o Samu Porto Alegre estuda a possibilidade de disponibilizar conversas por texto para pessoas com deficiência auditiva, além de chamadas de vídeo.   

Com informações da Prefeitura de POA




Comentários