Apesar da pandemia, o emprego está crescendo e a perspectiva é boa em 2022

Apesar dos efeitos duradouros da pandemia, as vagas de emprego estão reabrindo no Brasil e no mundo. Alguns setores da economia voltaram a contratar numa velocidade impressionante, em áreas como tecnologia, design, agronegócio, arquitetura, com aumentos de mais de 100% de oferta de vagas, seguido pelos setores de comércio exterior, indústria e telemarketing. Pedreiros, eletricistas, mecânicos industriais e operadores de telefonia são algumas das profissões mais requisitadas.


Unsplash


Como o ramo alimentício foi considerado essencial nos últimos dois anos, ele não parou. Toda a cadeia de produção de grandes empresas como a JBS e a BRF, investiram em medidas de proteção para poder resistir ao vírus e depois crescer em contratações. A JBS, a maior empregadora do país, com 145 mil funcionários, gastou R$ 3 milhões em protocolos, como o afastamento de trabalhadores do grupo de risco.

Na indústria em geral, o clima de confiança mostra que este será o setor que mais vai contratar nos próximos meses. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que a reação já começou: o avanço na geração de postos de trabalho foi de 4,1% na comparação entre novembro de 2021 e novembro de 2020.

A abertura de vagas de emprego vai manter em 2022 a tendência de recuperação registrada em 2021, tanto na carteira assinada como no trabalho informal, segundo as pesquisas. Com a normalização das atividades na economia, em especial no comércio e no setor de serviços, haverá aumento das vagas.

Com a  retomada das atividades nos últimos meses, o setor de serviços voltou a contratar. A taxa de desemprego passou a recuar, ainda que numa velocidade menor que a do ritmo de criação de novas vagas. 

Nos EUA, economistas dizem que é esperado que o mercado de trabalho americano se fortaleça nos próximos meses, mesmo com o aumento nos casos de Covid-19 devido à variante Ômicron.

Redação Atitude Positiva






Comentários