Estudante da UFRGS publica livro infantil voltado ao ensino e à compreensão de astronomia

E.T.zinhas intergalácticas: descubra o Universo nesta grande aventura espacial é o nome da obra de coautoria da estudante de Física-Astrofísica da UFRGS Isadora Stefanhak Costa Arantes, em parceria com Jaqueline Maierhofer Testa (autora) e Mariana Zomer Schmidt (ilustradora). O livro infantil utiliza brincadeiras, tutoriais e textos em inglês para tratar de astronomia.

Isadora e o livro / Divulgação

A obra conta a história de uma família de etzinhas que, inclusive, tem um gatinho e viaja da galáxia Andrômeda até a Via Láctea para explorar e aprender sobre o Universo. O livro é repleto de atividades interativas e lúdicas, como a passagem da família por nebulosas, momento em que as crianças são estimuladas a simular uma nebulosa em casa; ou, ainda, quando surgem os buracos negros e as crianças têm um tutorial para construir um telescópio em casa. Ainda, o leitor vai se deparar com a passagem das personagens pelo sistema solar, por planetas e, até mesmo, por sondas e satélites espaciais enviados pelos humanos. “Desde a construção do livro, o objetivo é explicar da melhor forma possível o que é gravidade, nebulosas, galáxias, buracos negros, estrelas, planetas e o nosso sistema solar para crianças de 5 a 12 anos”, explica Isadora.

Ao fim da história, há uma página que convida o leitor a uma nova aventura: ler a história do livro em inglês para construir associação de palavras. O intuito é incentivar o interesse das crianças pela língua inglesa, que abrange a maior parte dos artigos e conteúdos científicos de astronomia e física.

Segundo a estudante de Astrofísica, desde os seus 12 anos ela se pergunta sobre a existência humana e sempre quis saber como o Universo funciona. Foi assim que começou a ler os livros do seu pai, iniciando com a obra O Universo numa casca de noz, de Stephen Hawking, e se apaixonou pela astrofísica. Entretanto, foi na juventude e na vida estudantil que percebeu a falta de um ensino de astronomia mais profundo, que instigue o interesse das crianças pela área.

“A oportunidade de escrever um livro infantil de astronomia surgiu logo após o meu aceite para o curso de iniciação em Ciências Espaciais na NASA (adiado no momento por conta da pandemia de covid-19). Juntamente com a Jaqueline, escrevi a história e me dediquei principalmente à parte científica, tornando-a o mais compreensível possível ao público infantil, enquanto a ilustradora Mariana construiu a estrutura do livro. Levamos cerca de um ano para finalizar os estudos, pesquisas, traduções e trabalhos”, comenta Isadora.

E.T.zinhas intergalácticas foi publicado pela Editora Dialética – que produz os livros sob demanda para amenizar impactos ambientais – e pode ser adquirido AQUI.

Campanha de doações

As autoras iniciaram uma campanha de doações do livro para escolas públicas de todo o país. A campanha #Etzinhaspelobrasil visa incentivar a ciência no Brasil. Isadora pontua que toda criança é cientista e quer aprender, mas, infelizmente, a maioria não é instigada a isso e acaba perdendo oportunidades e a vontade de descobrir e explorar.

“Nessa campanha, vamos solicitar a sugestão de escolas públicas de ensino fundamental para que possamos iniciar a doação de alguns livros. A ideia é atingir o maior público possível e levarmos a obra para todas as regiões do país e, se possível, expandir o número de livros a serem enviados com doações externas." Participe!


Imagem extraída do livro/Divulgação


Sobre as autoras

Jaqueline Maierhofer Testa (autora)

Formada em Design, sempre admirou as estrelas e desde criança era chamada de ‘a moça do tempo’ porque conseguia decifrar o céu e ver como seria o dia seguinte. Dedica a obra à família e a todas as crianças que queiram descobrir e entender mais sobre o nosso imenso Universo: “Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto” (Carl Sagan).

Isadora Stefanhak Costa Arantes (coautora)

Estudante de Astrofísica na UFRGS, 19 anos, foi selecionada para o curso da NASA ‘Advanced Space Academy’. Diz que participar do projeto do livro foi uma experiência incrível e gratificante, em especial porque sabe como é crescer almejando ser cientista no Brasil. “Aqui a ciência precisa de, cada vez mais, incentivo. Esse livro representa as minhas conquistas e gratidão àqueles que me ajudaram. Espero que ele possa inspirar muitos outros novos cientistas.”

Mariana Zomer Schmidt (ilustradora)

Ilustradora independente, tem 18 anos, e desenhar é a sua atividade favorita desde criança. Para ela é um prazer fazer parte do projeto do livro pois, além da oportunidade de mostrar seu trabalho, pode conciliar duas coisas que a fascinam: arte e ciência.

Fonte: UFRGS




Comentários