Feira da agricultura familiar oferece diversidade de produtos em Torres

Quem gosta de aproveitar Feira da Agricultura Familiar na Expointer, em Esteio, pode diminuir um pouco da saudade em Torres, no Litoral Norte. Desde quinta-feira (24) até a próxima terça-feira (1°), ocorre a 9° Feira da Agricultura Familiar no município, reunindo 55 expositores de 40 cidades. 

Reprodução site Torres

O evento oferece produtos alimentícios variados, como queijos, geleias, cucas, sucos e cachaça, além de artesanato e floricultura. Esta é a 9° edição da feira em Torres. No ano passado, a realização não foi possível em função da pandemia.

Por conta disso, a volta da Feira é bastante celebrada pelos produtores. A proprietária de uma queijaria junto com a família em Ivoti, Débora Staudt, de 38 anos, afirma que todos estavam ansiosos para volta. 

— Durante a pandemia, trabalhamos muito por tele-entrega. Mas, o contato com os clientes é importante. A "provinha" dos produtos ajuda muito nas vendas — destacou. 

Para o acesso à feira é preciso usar máscara, mas está permitida a volta da degustação dos produtos. No local, há álcool gel e lavatório para as mãos na entrada. A aposentada Ana Maria Mendes, de 70 anos, concorda com a importância da degustação. Na primeira volta pela feira, ela já tinha provado salames, rapaduras e um suco de butiá.

— Compramos salame e umas rapadurinhas. Moro aqui em Torres e estava muito ansiosa pela volta da feira — disse ela enquanto provava algumas cachaças com o filho. 

Além de conhecer as novidades, os visitantes também buscam produtos tradicionais que possuem um significado especial. O casal Cextílio Giacomini, de 70 anos, e Elaine Giacomini, de 65, passeava pelo local em busca de produtos específicos.

— Tem coisas muito boas aqui e com preço honesto. Estamos levando umas goiabadas, marmeladas e figadas que lembram as que a minha mãe fazia quando era criança — afirmou Cextilio.

Conforme a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), a volta das feiras é fundamental para que os produtores possam incrementar a renda, afetada não só pela pandemia, mas também pela estiagem. 

— Com o evento, as famílias ligadas à agroindústria têm mais uma oportunidade de geração de renda e, com isso, podem ter mais esperança para investir. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro das famílias no litoral — ressaltou o coordenador da Feira, Jocimar Rabaioli. 

Confira:

  • Onde: Avenida Itapeva, junto à Praça 15 de Novembro, centro de Torres.
  • Dias de funcionamento: 24 de fevereiro a 1° de março 
  • Horário: 14h às 23h entre os dias 24 e 28 fevereiro e das 9h às 16h no dia 1º de março


Comentários