Veja as primeiras imagens da superfície do planeta Vênus

A Agência Espacial Americana divulgou as primeiras imagens da superfície de Vênus em luz visível. Normalmente encoberto por uma espessa camada de nuvens, as imagens foram capturadas pela sonda Solar Parker enquanto transitava pelo lado escuro do planeta. A NASA afirma que as imagens são importantes para auxiliar pesquisadores a obterem maiores informações sobre a topografia de Vênus.


créditos: Nasa/Reprodução

Os cientistas realizaram uma comparação das imagens obtidas pela sonda com mapas topográficos, criados com radar, para analisar como as temperaturas do planeta se modificam, dependendo da altitude. Para capturar as imagens, a Solar Parker apontou um conjunto de câmeras especiais chamado de Geradoras de Imagens de Campo Largo da Sonda Solar (WISPR) para o lado escuro do astro, enquanto transitava por ele entre o período de 2020 e 2021.

Como resultado, as imagens revelam que as elevações do planeta tendem a ser mais frias e locais de menor altitude, mais quentes. Zonas claras nas fotografias são mais quentes, enquanto zonas escuras mais frias. Os cientistas conseguiram obter maiores informações sobre a localização de Aphrodite Terra, catalogada como a maior região de planalto de Vênus.

Descoberta inesperada

As câmeras WISPR foram primariamente desenvolvidas para detectar traços no vento solar que flui do Sol. Os cientistas imaginaram que poderiam observar com maiores detalhes as nuvens do planeta, porém para a grata surpresa deles, a sonda capturou traços de superfícies claras e escuras através das nuvens. Giarda Arney, cientista espacial da NASA, afirma que as novas imagens fornecem detalhes únicos sobre a superfície e topografia do planeta: "as imagens WISPR são realmente animadoras, eu acho, pois nos fornecem uma nova janela para a a baixa atmosfera e superfície de vênus, onde existem essas condições extremas", disse Gilda.

 Além disso, a pesquisadora também afirma que as imagens podem fornecer novos insights sobre a mineralogia do planeta, pois rochas emitem calor de formas diferentes. Dessa forma, será possível identificar se, no passado distante, o planeta já foi habitável. A Solar Parker está programada para cruzar mais uma vez com Vênus durante o ano de 2024, momento em que a NASA espera obter novas imagens do planeta.

Assista o vídeo com, mais detalhes:




Comentários