Parceria com a Amazon é primeiro resultado concreto da viagem de Leite aos Estados Unidos

O primeiro resultado concreto da viagem do governador Eduardo Leite aos Estados Unidos deve ser conhecido ainda no primeiro semestre deste ano, na forma de um projeto inovador de formação de programadores. O acordo, que inclui o Instituto Caldeira e vinha sendo alinhavado nos últimos meses, foi anunciado no início da noite desta quarta-feira (9), durante visita do governador e de seus secretários à sede da Amazon Web Services (AWS), em Washington. 

Governador e Kellog na sede da Amazon - Foto Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini


Ao lado do  vice-presidente de Políticas Públicas para Américas da AWS, Shannon Kellogg, Leite antecipou que sua equipe terá reuniões de trabalho com o time da empresa nesta quinta-feira (10), para acelerar o processo. Leite disse que a parceria para a formação de programadores entre alunos de escolas públicas é apenas uma das possibilidades de parceria com a AWS, que desenvolve outros projetos na área de educação e de suporte a startups. 
— Temos na mão uma oportunidade de impacto relevante na perspectiva educacional — comemorou o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, que vem negociando com a Amazon Web Services há cerca de três anos e participou da reunião com a cúpula da empresa.  

O diretor-geral para o setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha, confirmou que a Amazon será uma das patrocinadoras da South Summit, em Porto Alegre, e que levará seus programas para a feira a ser realizada em maio.  

Batizado de Campus Caldeira, o primeiro projeto a se beneficiar da parceria com a AWS nasceu da constatação de que falta mão de obra na área de tecnologia em geral e de programação em particular. Os cursos serão ministrados em um dos prédios reformados pelo Instituto Caldeira para ser um centro de formação de profissionais, junto ao DC Navegantes. 

Cunha calcula que no Brasil faltam profissionais para mais de 70 mil vagas de programador e que essa demanda deve crescer nos próximos anos, já que o trabalho remoto globalizou a disputa pelos melhores talentos.  

Caldeirão de talentos

Pedro Valerio ressalta a importância da articulação entre o Instituto Caldeira, poder público, empresas e instituições de ensino para o sucesso destas iniciativas.:

— A triangulação entre sociedade civil e Estado é imprescindível para o sucesso de uma ação coordenada que busca atenuar a lacuna de talentos capacitados para as chamadas competências do futuro.

O executivo é um entusiasta da inovação e do investimento em educação:

— Se quisermos ser protagonistas dentro do novo contexto econômico, o Rio Grande do Sul precisará sensibilizar as novas gerações sobre as oportunidades existentes nas áreas portadoras de futuro e auxiliá-las na obtenção das capacitações, certificações e conhecimentos (básicos ou avançados) na área de tecnologia.

Para Valério tem duas agendas com a Amazon nesta quinta-feira para detalhar o plano de ação com o parceiro estratégico:

— Aproximar o RS da Amazon significa estarmos mais próximos de um parceiro estratégico na pavimentação do caminho que queremos trilhar daqui pra frente. 

Com informações de GZH




Comentários