As três capitais do Sul estão entre as seis melhores para empreender no Brasil

As três capitais da região Sul estão entre as seis melhores cidades para empreender no Brasil,, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e nesta edição produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ele serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. Os dados apresentados se baseiam em sete fatores que são determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora. A publicação está na sexta edição. Desta vez foi possível fazer uma comparação mais ampla com o estudo anterior, porque nesses dois relatórios os indicadores de empreendedorismo e os municípios analisados foram expandidos e padronizados.

Reprodução revista Amanhã

A capital catarinense é a vice-líder do país, perdendo apenas para São Paulo. Curitiba é a terceira e Porto Alegre conquistou o sexto lugar, enquanto Joinville ganhou a nona posição (veja o ranking das dez primeiras colocadas a seguir). Completam a lista dos municípios paranaenses Cascavel (13ª posição), Londrina (17ª), Maringá (30ª) e São José dos Pinhais (38ª). Blumenau, na 20ª colocação é a outra representante de Santa Catarina no ranking. A lista ainda conta com as gaúchas Santa Maria (19ª), Caxias do Sul (36ª), Canoas (45ª) e Pelotas (64ª). 

"No ranking geral o empreendedorismo continua concentrado em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste", destaca Diogo Costa, presidente da Enap. Segundo ele, o empreendedorismo é o motor da produtividade e do crescimento econômico. "Toda a transformação digital, ambiental e social que precisamos enfrentar começa com uma transformação empreendedora", acrescenta o presidente.

Mais informações neste post da Revista Amanhã



Comentários