Festa de São Jorge promete ser a maior da história em Porto Alegre

As celebrações em homenagem a São Jorge voltam a ocorrer com público na paróquia que leva o nome do santo padroeiro, no bairro Partenon, em Porto Alegre, depois de dois anos sem festejos por conta da pandemia de coronavírus. Com o lema "Defender a vida! Promover a paz! Incluir a todos!", a organização do evento espera que a 69ª edição da Festa de São Jorge seja a maior da história da Capital. 

Facebook/Reprodução 

Nesta sexta-feira (22), a movimentação de fiéis no entorno da igreja já era intensa desde as primeiras horas do dia. No início da tarde,  seguia o movimento de chegadas e saídas. Em pequenos grupos, os fiéis faziam suas orações, pediam bênçãos e logo deixavam o prédio. A maioria dos visitantes pedia para ter objetos pessoais benzidos, como molho de chaves e carteiras. 

O comerciante aposentado Mauro Ril, 63 anos, emocionou-se aos pés da imagem ao agradecer pela vida. Depois de 11 anos morando em São Paulo, Mauro voltou para Porto Alegre no ano passado e esperava pela data para prestar homenagens ao santo do qual é devoto:

– Cheguei aqui e me senti em uma outra atmosfera. Chorei de emoção mesmo. Só vim agradecer pela oportunidade de estar vivo – comentou Mauro, que decidiu ir à igreja na sexta para não enfrentar a grande movimentação no final de semana. 

Ainda nesta sexta-feira (22), a partir das 20h até 3h de sábado (23), está previsto um baile com música ao vivo no estacionamento da paróquia. O valor é R$ 50 por pessoa. 

No sábado (23), data de São Jorge, serão 13 missas ao longo do dia. A primeira às 6h30min e a última, 18h30min. Depois da celebração, ocorrerá a tradicional procissão luminosa pelas ruas do bairro, com previsão de início 19h30min, saindo da igreja.

No domingo (24), haverá missa solene a partir das 9h, seguida da procissão de São Jorge, às 10h.  Os devotos percorrerão o trajeto partindo da igreja, na Avenida Bento Gonçalves, passando pela Rua Guilherme Alves, Avenida Ipiranga e Rua Salvador França até voltarem ao ponto inicial. O uso de máscara na procissão será facultativo, já que a prefeitura retirou a obrigação do item ao ar livre. Os festejos seguirão ao longo do dia e serão encerrados com uma missa, às 19h. 

– É uma bela notícia para a cidade de Porto Alegre, depois de dois anos, a festa de São Jorge vai celebrar com o povo, com todas as pessoas de boa vontade que sabem que Deus não faz acepção de pessoas, assim como a verdadeira religião – finaliza padre Sérgio Belmonte, que celebrará as missas.

Serviço

Onde: 

Paróquia São Jorge (Avenida Bento Gonçalves 2948 - bairro Partenon)

Quando: 

Dia 22 de abril - Baile de São Jorge às 20h

Dia 23 de abril - Missas: de hora em hora das 6h30min às 18h30min e Procissão Luminosa às 19h30min

Dia 24 de abril - Missa Solene às 9h; procissão de São Jorge às 10h; festejos populares às 12h; missa de encerramento às 19h

Estimativa de público da festa de São Jorge :

No dia de São Jorge (sábado, 23 de abril), a igreja receberá das 6h às 20h, cerca de 40 mil pessoas

A Procissão Luminosa, às 20h do dia de São Jorge, deve receber cerca de 15 mil pessoas

No domingo (24), a igreja receberá das 6h às 20h cerca de 50 mil pessoas

Na Procissão de São Jorge, no domingo, às 10h, serão cerca 40 mil pessoas

Fonte: site GZH




Comentários