ARTIGO: como o RS pode se preparar para uma retomada sócio-econômica pós-pandemia

A pandemia não acabou, os sinais ainda estão aí. Mas proponho uma reflexão para a tão sonhada retomada que todos querem: para que não sejamos guiados apenas pelo retorno ao movimento normal dos negócios que apenas nos tragam lucros, é preciso pensar um pouco mais profundamente.

Falamos milhares de vezes sobre o aprendizado da pandemia, mas às vezes dá a impressão de que não aprendemos nada. Acredito que a retomada pode pode ser só econômica, e sim sócio-econômica, olhando a sociedade, olhando a comunidade, olhando o cidadão.

É preciso cada vez que as experiências de consumo levem em conta o CONSUMIDOR.

É preciso que os treinamentos de venda e atendimento no comércio levem em conta O CLIENTE.

Pode ser até chavão eu dizer isso, mas é importante reforçar nessa hora.

Clique aqui para assistir o comentário desse artigo em vídeo.

É preciso respeitar momentos, vontades, decisões e posturas. É preciso aceitar quem ainda insista em usar a máscara, por exemplo. É preciso entender alguém que não tenha se vacinado, embora a gente lamente e não falte falta de informação e incentivo.

É preciso enfrentar novas relações de trabalho, o poder do home office, do empreendedorismo, das redes sociais, que garantiram por muitas vezes o crescimento nas vendas em plena retração dos últimos dois anos.

Focando no profissional, no trabalhador, na pessoa, no homem e na mulher, eu tenho certeza que teremos mais êxito neste crescimento que precisamos recuperar. Os números são desafiantes, a inflação está jogando contra, e o poder aquisitivo da população não é dos maiores para poder catapultar essa retomada.

MAS....sempre te um mas, e dessa vez é positivo.

Mas talentos não faltam no estado, força de trabalho vigorosa e especializada existe por aqui.   

Programas públicos de investimentos nas áreas de infra estrutura, agricultura, saúde, educação, cultura, segurança e tantos outros setores não faltam. 

O sentimento, a vontade e a necessidade de colocarmos novamente o Rio Grande do Sul no patamar em que ele já esteve e merece estar, é gigante. A hora de voltar a crescer é agora. Mas que seja pelo cidadão, pelo habitante desse estado. Que seja pelas pessoas! 

Que todo esforço para fazer a roda da economia girar vigorosamente de novo seja para trazer mais qualidade de vida e bem estar para a população.  

Acompanhe aqui em nossa plataforma da Rede #AtitudePositiva nos próximos três meses a nossa nova campanha de conteúdo O RIO GRANDE DO FUTURO, que vai discutir, ouvir muita gente sobre esse assunto e proporcionar reflexões em nossa retomada.

Acesse este site, nosso canal de vídeos e lives no YouTube, ouça nosso podcast no Spotify e siga nossas redes sociais!

A hora é agora, mas com a prioridade sempre em nós mesmos. Isso é ser positivo.

Clique aqui para assistir o comentário desse artigo em vídeo.


Renato Martins, jornalista e professor, editor da Rede #AtitudePositiva.

  













Comentários