Campanha O RIO GRANDE DO FUTURO: leia o artigo da Presidente da ACPA SUZANA VELLINHO

Dentro da nossa campanha "O Rio Grande do Futuro", nos meses de maio, junho e julho publicamos aqui em nosso site da Rede #AtitudePositiva os artigos escritos por autoridades e convidados especiais. São ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil, em textos solicitados pela nossa produção aos autores. Este segundo artigo da campanha - exclusivo para a Rede #AtitudePositiva - é da Presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Suzana Vellinho


CORAGEM PARA SEGUIR EM FRENTE

Recentemente, passamos por um acontecimento que afetou o mundo inteiro: a pandemia da COVID-19. A população mundial foi pega de surpresa por uma doença totalmente desconhecida e devastadora em todos os aspectos: social, econômico, sanitário e para as relações humanas. 

No entanto, retomar era preciso. A rede de apoio foi um dos alicerces para que muitos empresários não fossem mais penalizados do que já haviam sido com o período de isolamento. A corrente aconteceu de diversas formas, fosse na ideia e logística para adaptar negócios, nas entidades empresariais argumentando com os gestores públicos para a mitigação de impostos, na flexibilização das medidas de isolamento ou nas sugestões que atendessem os cuidados sanitários e que fossem executáveis aos empresários em um curto espaço de tempo. Todas na tentativa de amenizar os impactos gerados. 

Observo que o Rio Grande do Sul, por meio de seus governantes, vem criando essa rede colaborativa para que o desenvolvimento e a retomada aconteçam. Um exemplo foi a realização do South Summit em Porto Alegre, um evento de grande porte e inédito na América Latina que nunca havia sido realizado fora da Espanha, seu país de origem. Cabeças pensantes, tecnologia de ponta, conhecimento, networking, investidores buscando a melhor oportunidade para aplicar seu dinheiro. A economia, o turismo, a gastronomia local girando. 

O South Summit foi fruto da união entre os governos Municipal e Estadual, o que é algo inédito no Estado. Isso, aliado com a iniciativa privada, mostrou que é possível realizar o que desejarmos. Assim, fica de herança para a cidade e seus cidadãos um legado de capacidade. Ampliamos as portas da inovação para o Brasil, onde já há movimentos acontecendo em direção a novas oportunidades, negócios e acesso às novas tecnologias, e tudo isso acontece por haver coragem. 

A coragem vem do interno de cada indivíduo, da vontade do fazer acontecer. Ao empresário, cabe o ato de bravura, afinal, para ele não resta outra alternativa a não ser trabalhar pelo seu negócio, manter e gerar mais empregos e fazer a economia crescer e lutar pelo seu sonho. 

Temos toda a capacidade, competência, qualificação, entusiasmo e coragem para continuarmos recuperando nossa economia após a fase difícil da pandemia. Com um cenário de colaboração e fomento à competitividade, cresceremos todos juntos. A retomada está sendo cautelosa, mas constante, e a união de esforços nunca foi tão significativa para um futuro com mais desenvolvimento e frutífero para um amanhã melhor para todos.  

Suzana Vellinho
Presidente da Associação Comercial de Porto Alegre
(Foto de Nabor Goulart)




Comentários