Projeto cria conexão entre mães e filhas em São José do Rio Preto (SP)

“Só depois que virei mãe, reconheci as dores e alegrias da minha mãe. Hoje eu entendo ela”. Certamente você já ouviu esta frase de alguma amiga, prima ou colega contextualizando como a maternidade não é uma tarefa fácil, principalmente hoje em dia, em que muitas mulheres se dividem entre a rotina profissional e os cuidados com as crianças. Só depois que se torna mãe é que as mulheres têm a noção da responsabilidade e da bagagem de obrigações que elas executam diariamente.

Paula Soares/Divulgação

Inspirado neste relato da maternidade real, um projeto acaba de ser lançado em Rio Preto para celebrar o Dia das Mães neste domingo, 8. Trata-se do “Mãe da Mãe”, que resultou em um ensaio fotográfico com nove mães e filhas. A ideia foi resgatar a ancestralidade, costumes, trocas e afetos entre essas mulheres, questões que acabam se perdendo com a rotina exaustiva e interferem na comunicação entre mães e filhas.

O projeto foi formatado pela pedagoga rio-pretense Yasmin Cruz, 31 anos. A ideia surgiu depois que ela foi diagnosticada com Covid-19, precisou de cuidados e sua mãe estava viajando. Yasmin teve complicações e mesmo debilitada teve que cuidar dos três filhos, sendo que um é bebê. “A única coisa que pensava era: Meu Deus que saudades de ser filha. Se minha mãe tivesse aqui, tudo isso seria diferente. Foi aquele grito de eu quero minha mãe.”

As imagens foram feitas pela fotógrafa Paula Soares. Para fazer as sessões de fotos, mães e filhas se arrumaram juntas, se maquiaram e tiveram um tempo só delas. Participaram do projeto as filhas e mães: Yasmin Cruz e Lila Cruz, Bruna Vançan e Antônia Vançan, Tailly Villalva e Ivy Villalva, Isabela Moriá Marinho e Carmen Lúcia Marinho, Deborah SS Martins e Rute dos Santos Pinheiro, Carolina Rocha e Celina, Ana Silva e Alessandra, Paula Soares e Ana Soares, e Tayce Vasconcelos e Regina.

As fotografias estão disponíveis no Instagram das participantes e na rede social da fotógrafa Paula Soares (@paulasoaresfoto) e da idealizadora Yasmin Cruz (@main.detres).O objetivo de Yasmin é que o ensaio virtual se transforme em uma exposição física.

Yasmin afirma que o projeto instiga uma reflexão. “Traz uma calma para o coração, pois mesmo depois que viramos mães, o nosso lugar de filha está ali, esperando nós, o nosso primeiro passo. Além de que trouxe cura, quebrando aquele gelo silencioso que fica em nossas relações de mãe e filha, trazendo apenas amor e mostrando que todas têm suas particularidades. No entanto, toda história tem uma coisa em comum: o amor de mãe para filha e de filha para mãe.”

Neste domingo, 8, o público irá conferir também vídeos com depoimentos emocionantes das participantes nas redes sociais. “Cada filha contou como a mãe é importante na vida delas e teve choro e muita emoção.” Para Yasmin, o resultado das imagens e vídeo foi lindo e cheio de conexão. “Pude presenciar curas em relacionamentos de mãe com a filha. Pude ver como o amor de mãe é um turbilhão de emoções e que cada história tem sua particularidade.”

Com informações do Diário da Região 



Comentários