Abertas as inscrições para capacitação gratuita de 500 mulheres empreendedoras

Foi lançando nesta quarta-feira, 15, o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. Serão utilizadas ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas por este link até 30 de junho. 

Alex Rocha/PMPA


"O empreendedorismo é o caminho para a proteção social e o lançamento deste programa tem muito significado. A parceria entre o público e o privado é um movimento que dá certo”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. Já a primeira-dama do Município, Valéria Leopoldino, ressaltou as dificuldades das mulheres para desempenhar todos os seus papéis na sociedade e enfatizou a importância do programa: "Estas 500 vagas oferecidas têm que ser agarradas com as duas mãos para que tenhamos mais empreendedoras na nossa cidade. E, por isto, virão mais cursos pela frente". 

Atualmente, no Rio Grande do Sul, apenas 33% dos empreendedores são mulheres. "Este dado não reflete uma diferença de capacidade e, sim, de oportunidade. Com este programa, vamos impulsionar a potencialidade das mulheres através do empreendedorismo”, destaca o diretor superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy.

A VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Camila Amaral, celebrou o lançamento do programa e destacou essa parceria como parte de uma série de ações concretas que a companhia adota para promover o empoderamento feminino e melhorar as condições socioeconômicas das mulheres nas regiões onde a empresa atua. “De maneira colaborativa, temos certeza de que o programa irá oferecer ferramentas para promover a mudança na vida de centenas de mulheres da capital gaúcha, gerando oportunidades e renda para as suas famílias”, afirma Camila.

O lançamento do programa ocorreu no Nau Live Space e contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, da primeira-dama Valéria Leopoldino, da gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Coca-Cola Femsa, Wanessa Scabora, da gerente sênior de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, e do diretor superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy. 

Programa

Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. Letícia Batistela, presidente da Procempa, reforça a importância da capacitação e do desenvolvimento para que as mulheres alcancem a liberdade e a autonomia. “Dinheiro no bolso da dignidade às pessoas. E o empreendedorismo é caminho para esta conquista”, afirma.

O secretário da Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, também observou o quanto é importante apoiarmos as pessoas a desenvolverem o seu potencial, pois o grande capital que vai impulsionar a nossa cidade está nos indivíduos. “O programa vai no cerne desta questão, criando ambientes para construir e materializar os sonhos das nossas empreendedoras”, aponta. 

O programa terá duração de seis meses e os módulos estão divididos em três etapas: diagnóstico, trilha de desenvolvimento e mensuração de resultados, em 14 encontros online.

Com informações da Prefeitura de POA




Comentários