Campanha O RIO GRANDE DO FUTURO: leia o artigo da Diretora-Presidente do Badesul JEANETTE LONTRA

Encerramos mais um mês da nossa campanha "O Rio Grande do Futuro", que desde o início de maio, vem trazendo em nossa plataforma multimídia um conteúdo sobre a retomada sócio-econômica do nosso estado. Entre outros materiais de áudio, vídeo e texto, publicamos aqui em nosso site da Rede #AtitudePositiva diversos artigos escritos por autoridades e convidados especiais. São ideias de gestores, autoridades, lideranças, especialistas e pensadores sobre a retomada da economia do RS e do Brasil, em textos solicitados pela nossa produção aos autores. Este quarto artigo da campanha é da Diretora-Presidente do Badesul, Jeanette Lontra. 

A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E O BADESUL NA AMPLIAÇÃO DAS PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DO RS

O ano de 2020 foi sem dúvida um ano de muitos acontecimentos atípicos. A pandemia da Covid-19 desencadeou uma série de mudanças jamais vivenciadas anteriormente, que afetaram todos os setores, inclusive a economia. A produção, comércio e prestação de serviços passou a operar em uma capacidade muito menor e até mesmo atividades foram suspensas durante momentos de restrições sanitárias. Diante de uma realidade tão recente, o que esperar em relação ao desenvolvimento e a retomada da economia?

Apesar de tantas situações limitadoras e de ordem maior, em 2021 o estado do Rio Grande do Sul teve crescimento superior em comparação com a proporção vista no país. Com a retomada gradual das atividades, o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho registrou a alta de 10,4%, de acordo com o Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).

O Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do Rio Grande do Sul, buscou também contribuir como agente de desenvolvimento no Estado com os números registrados em 2021.  O Programa Juros Zero, implantado no RS com a participação do Badesul e o auxílio de outras organizações, beneficiou 435 municípios, 87,5% dos municípios do Rio Grande do Sul, através de linhas de crédito concedidas para empresas de pequeno porte, microempresas, e microempreendedores individuais. Ao todo, pelo Badesul, foram 9.795 operações realizadas e mais de R$ 194 milhões liberados.  A atitude diferenciada da agência de buscar englobar cada região do estado, chegando aos pequenos municípios seja no auxílio do setor público, empresarial ou nos agronegócios, por meio de programas de investimento e linhas de crédito, democratiza o acesso a possibilidade de inserção nas cadeias competitivas e gera perspectiva de crescimento, desenvolvimento do Estado e qualidade de vida e renda aos cidadãos gaúchos.

De 2019 até junho de 2022, a agência de fomento liberou mais de R$ 1.3 bilhão no Rio Grande do Sul, sendo 29,35% para o segmento de agronegócios, 47,63% para empresas e 23,02% para o setor público.

Ciente da necessidade de seguir incorporando estratégias que estimulem a continuidade do crescimento econômico, o Badesul lançou recentemente dois programas que apoiam o empreendedorismo feminino e a inovação tecnológica, o Badesul + Mulheres Empreendedoras e o Badesul Startups. A linha de crédito voltada para as mulheres é uma iniciativa impulsionada pelas práticas sustentáveis ASG (Ambiental, Social e Governança), alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 5, que busca promover e implementar ações que visem à equidade entre os gêneros. Já o Badesul Startups, tem como objetivo impulsionar empresas do ramo da inovação a expandirem sua atuação por meio de investimentos financiáveis.

Atualmente, o Badesul conta com diversas possibilidades de linhas de crédito e financiamentos que estão listados no site da agência, conforme as principais áreas atuantes: empresas, agronegócio, município e inovação. Para saber mais sobre as possibilidades disponíveis é só acessar:  https://www.badesul.com.br/produtos/perfil/ICS


Jeanette Lontra
Diretora-presidente do Badesul
Foto: Divulgação













Comentários