Covid-19: RS inicia aplicação de 4ª dose da vacina para novos grupos nesta quarta-feira

O governo do Rio Grande do Sul definiu, nesta terça-feira (7), que a vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose de reforço (ou quarta dose da vacina) da população entre 50 e 59 anos e dos profissionais de saúde de todas as idades será feita a partir desta quarta-feira. A decisão ocorreu durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os gestores de saúde municipais do Estado.


 Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

No total, são 772.162 adultos entre 50 e 59 anos e 283.117 trabalhadores da saúde aptos a receber o reforço. A imunização será iniciada com as 191 mil doses da vacina da Astrazeneca e da Janssen distribuídas aos municípios nesta terça-feira. Com a chegada de 1,2 milhão de doses da vacina da Pfizer, a partir da próxima semana, o imunizante passará a ser prioritariamente aplicado no Estado.

“São indivíduos que já estão apresentando diminuição na imunidade, se infectando pela primeira vez ou se reinfectando”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicando a necessidade de vacinar os dois grupos.

Adolescentes

Na sexta-feira (10), será a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos começarem a receber a dose de reforço contra a Covid-19 no Estado. Atualmente, há 561.324 adolescentes no Estado aptos a receber a dose de reforço, que aumenta a proteção contra os efeitos da Covid-19.

Inicialmente, eles serão imunizados com as 215.415 doses da Coronavac que o Cevs e os municípios têm em estoque. A partir da próxima semana, com a chegada das vacina da Pfizer ao Estado, a vacinação  também passará a ser feita prioritariamente com o imunizante. 


Em Porto Alegre 

A aplicação da quarta dose contra a covid-19 em pessoas com mais de 50 anos e em profissionais de saúde de qualquer idade ainda não tem data de início definida em Porto Alegre, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O segundo reforço passará a ser disponibilizado aos novos grupos nesta quarta-feira (8) no Rio Grande do Sul, mas a Capital afirma que não tem imunizantes suficientes para ampliar a vacinação neste momento. 

Com informações do Correio do Povo e de GZH




Comentários