Operação Inverno segue neste domingo com acolhimento no ginásio do Demhab em POA

O ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, está pronto para a segunda noite de acolhimento emergencial da Operação Inverno. Neste domingo, 12, a partir das 19h, será retomada a recepção de pessoas em situação de rua.

Maria Emília Portella / SMDS


A ação da prefeitura, executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), ocorrerá sempre que a temperatura ficar abaixo de 5 graus. A estimativa é de que 60 pessoas sejam recebidas no ginásio, com possibilidade de chegar a 100. As pessoas que acessarem o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã.

Na primeira noite de acolhimento, 29 pessoas aceitaram pernoitar no ginásio. Foram 24 homens, cinco mulheres e também dois pets qie passaram a fria noite desta madrugada aquecidos e alimentados. Na rede municipal, foram 195 pessoas que procuraram os albergues. Como o total de vagas é 240, não houve superlotação. No Acolher 1, pernoitaram 58 pessoas; no Acolher 2, outras 58; e no Dias da Cruz, 69. As pousadas estão com as 350 vagas preenchidas.

O secretário da SMDS, Léo Voigt, destacou as doações recebidas desde sexta-feira. “Mais uma vez o porto-alegrense comprovou sua solidariedade. Agradecemos todas as doações recebidas e em especial os parceiros que forneceram o jantar”. Voigt informou que ainda são necessários alguns kits de higiene pessoal como pasta e escova de dentes.

Horário estendido

A Fasc estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem e encaminhamento aos equipamentos da rede ou às vagas oferecidas pela sociedade civil organizada. A operação conta com apoio da Cruz Vermelha e suporte da Defesa Civil, Samu e Consultório na Rua para atendimento a emergências.

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, ressaltou o trabalho da abordagem social: "Junto com nossa rede socioassistencial daremos todo o suporte e acompanhamento àquelas pessoas que ainda não aceitaram sair da rua”.

Agasalhos

O Gabinete da Primeira-Dama, por meio da Campanha do Agasalho e Alimento, recebe as  doações que poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha.

Rede de atendimento noturno:

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h

Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h

Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h

Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno:

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana

Avenida João Pessoa, 2.384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta

Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 - Navegantes

Avenida França, 496, Navegantes

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher

Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares - almoço

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Com informações da Prefeitura de POA




Comentários