Aeroporto de Porto Alegre tem aumento de 80% na movimentação no 1º semestre

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, aumentou 80% na comparação do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2021. A alta reflete a recuperação das atividades após o pior momento da pandemia de Covid-19 no estado, principalmente entre março e abril do ano passado.

Fraport/Divulgação

Na primeira metade de 2021, 1.671.062 pessoas embarcaram ou desembarcaram em voos domésticos e internacionais na cidade. Já neste ano, foram 3.008.344 pessoas, conforme a Fraport, empresa que administra o terminal.

Em todo o ano de 2021, foram quase 4,8 milhões de passageiros no Salgado Filho em 49 mil voos. Na comparação com 2020, houve uma alta de 38% no número de pessoas transportadas.

Neste ano, maio foi o mês de maior movimentação, com cerca de 1 mil passageiros transportados a mais do que em janeiro.

Voos domésticos x internacionais

Na primeira metade de 2021, a movimentação interna foi o que garantiu o fluxo de passageiros em Porto Alegre. Do total de viajantes, 99,3% foram domésticos. Este ano, houve um leve aumento nos voos internacionais, reduzindo a representatividade dos passageiros brasileiros para 96,5%.

Em janeiro do ano passado, nenhuma pessoa chegou na Capital ou deixou a cidade em voo internacional. O fluxo chegou a melhorar ao longo do semestre, mas a média mensal de passageiros internacionais foi de apenas 1,8 mil pessoas. Neste ano, a média de passageiros internacionais foi de 17,2 mil pessoas.

O Rio Grande do Sul foi o segundo estado mais procurado por turistas estrangeiros no Brasil em 2021, com quase 500 mil visitantes, conforme a pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua do IBGE divulgada na quarta-feira (6).

Leia a notícia original do G1

Comentários