Monumentos de Porto Alegre recebem iluminação cênica

Localizados em diferentes pontos de Porto Alegre, 55 monumentos históricos da cidade estão recebendo iluminação cênica. O trabalho começou na noite da última terça-feira (26) no Chalé da Praça XV e na Praça Brigadeiro Sampaio (junto à escultura Tambor e à estátua do militar que dá nome ao local), dois tradicionais pontos do Centro Histórico.

As luzes em destaque de monumentos e prédios históricos fazem parte do plano de modernização da iluminação pública da Capital, previsto na parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária IPSUL. Ao todo, 55 monumentos e prédios receberão esse tipo de intervenção e a previsão é que o trabalho siga até o final do ano. Nesta quarta-feira, 27, o serviço será realizado no Museu do Trabalho. 


Divulgação/IPSUL

Parte das luminárias desta área central da cidade será controlada de dentro do Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic). Com isso, será possível, por exemplo, alterar a coloração da luz em datas especiais. As aberturas da parte superior do chalé, por exemplo, podem receber diferentes cores, como azul, vermelho, verde, amarelo.

Divulgação/IPSUL


— A intenção é finalizar a instalação das luzes em cerca de 10 monumentos ainda nesta semana e, se tudo der certo, chegar a 55 até o final do ano —  diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. “Além de dar destaque a pontos históricos e culturais da cidade, as luzes cênicas também auxiliam para que esses espaços fiquem mais seguros. Estamos trabalhando em parceria com a concessionária para que esse trabalho seja duradouro e traga mais vida a diferentes regiões da Capital”, explica Felipi. 


Divulgação/IPSUL


Na tentativa de evitar a ação de vândalos, que em abril deixaram parte do Parque da Redenção às escuras, os novos refletores foram concretados. A prefeitura pede que os moradores ajudem a cuidar dos espaços, se apropriem das áreas públicas e, sempre que notarem algum movimento suspeito, acionem a Guarda Municipal pelo número 153. 

O plano de modernização, que substitui lâmpadas de vapor de sódio e pela tecnologia LED, mais duradoura e econômica, já está entrando no terceiro marco. Desde o segundo semestre do ano passado até agora, cerca de 77 mil lâmpadas foram substituídas em diferentes bairros da cidade.


Com informações da Prefeitura de POA e site GZH


Divulgação/IPSUL


Comentários