50º Festival de Cinema de Gramado começa hoje na serra gaúcha celebrando a volta do presencial

A histórica quinquagésima edição do Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (12). A organização abre o tradicional Tapete Vermelho ao público para a cerimônia de abertura do evento. Na solenidade, que iniciará às 16h, serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-Presidentes do Festival de Cinema de Gramado e a ex-Prefeitos do município. A cerimônia contará, também, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. 

A programação noturna conta com a exibição dos curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa” e dos longas “A Mãe” e “La Pampa” no Palácio dos Festivais. A noite será ainda dedicada à atriz Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado. Confira os destaques destes primeiros dias de evento.


Edison Vara/Agência Pressphoto


Orquestra Sinfônica de Gramado homenageia Festival com trilhas sonoras brasileiras na cerimônia de abertura


Marcada para às 16h desta sexta-feira (12), a abertura oficial da quinquagésima edição do Festival de Cinema de Gramado terá a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado. Também fazendo sua retomada a apresentação terá a presença de 50 músicos, e vai prestar homenagem às cinco décadas do evento com trilhas sonoras exclusivamente brasileiras. A regência será do Maestro Bernardo Grings, que também regeu a Orquestra durante o 40º Festival de Cinema, primeiro ano de sua formação. 

A solenidade de abertura acontece na Rua Coberta e é aberta ao público. Nela ainda serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-Presidentes do Festival de Cinema de Gramado e a ex-Prefeitos do município.

A mostra competitiva inicia às 18h, no Palácio dos Festivais, com a exibição dos curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa” e dos longas “A Mãe” e “La Pampa” no Palácio dos Festivais. A noite será ainda dedicada à atriz Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado.


Atriz Araci Esteves recebe Troféu Cidade de Gramado na noite de abertura do evento. 

Já tem seis anos que a atriz Araci Esteves mora em Gramado, depois de trocar a zona sul de Porto Alegre, onde residiu por 43 anos, pela tranquilidade da Serra Gaúcha. Grande homenageada desta edição de 50 anos do Festival de Gramado com o troféu Cidade de Gramado, ela se refere aos gramadenses como “pessoas mais reservadas, que prezam a sua intimidade, mas são acolhedoras e muito solidárias''. Completa dizendo “gosto desse jeito de viver. Gosto muito de flores e plantas, cuido delas e dos diversos temperos que cultivo. Leio muito, a leitura me alimenta a alma”. A rotina dela inclui caminhadas até o centro, livrarias, conversas com algum conhecido e o retorno ao seu refúgio.

Sobre a honraria e distinção organizada pelo Festival, Araci Esteves vê com surpresa e muita gratidão. “É demais receber a homenagem de uma cidade”.

Nascida em Osório em janeiro de 1939, Araci tem sua formação básica a partir do teatro. Estudou com nomes referenciais como Olga Reverbel e Gerd Bornheim, entre outros, e foi uma das fundadoras do Teatro de Arena na capital gaúcha. No cinema ela começa aos 23 anos com curtas-metragens. Depois vieram os longas, até ser a protagonista em 1997 de “Anahy de las Missiones”. “Então, o teatro me levou para o cinema e o cinema para a televisão”, resume a atriz. Neste caminho de aprendizado, segundo ela, Anahy foi um presente que eu ganhei do diretor Sérgio Silva que colocou na mão de uma atriz inexperiente no cinema, uma personagem da força e tamanho da Anahy. Era uma força da natureza”.

Questionada sobre a atuação em “Casa Vazia”, filme que concorre na Mostra de Longas Gaúchos, ela disse não ter visto ainda, apenas ressalta que a personagem que faz é muito interessante, uma mãe dividida entre seu amor materno e a consciência das resvaladas do filho. “Acredito no filme. Gostei muito de fazer a participação, com uma ótima equipe e atores que admiro e respeito demais. Giovani, o diretor, é um jovem que sabe dizer ao ator o que ele quer. Estou curiosa para ver o filme”.


 Edison Vara/Agência Pressphoto


Coletiva do Troféu Oscarito, com o ator Marcos Palmeira, acontece no sábado, dia 13.

Troféu Oscarito deste ano, o ator Marcos Palmeira, concede coletiva nesta sábado (13), às 14h, no Buona Vitta Gramado By Gramado Parks (Estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150).

A mais tradicional honraria, concedida pelo Festival de Cinema de Gramado, destaca a carreira de Marcos Palmeira que tem mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da iberoamérica, como Prêmio Platino e Emmy. Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época. 


Como funciona a retirada dos ingressos para as noites no Palácio dos Festivais. 

Este ano o Festival de Cinema de Gramado não está realizando venda de ingressos para as sessões noturnas no Palácio dos Festivais. O acesso ao local acontece mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis para cada ingresso. A troca dos ingressos deve ser feita diariamente, para a sessão do mesmo dia, na secretaria do evento, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328).

A doação de dois quilos de alimentos,  preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha será até 19 de agosto. Na noite de entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto, a doação deve ser de quatro quilos. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia, mediante doação correspondente.

A operação de recolhimento e distribuição das doações ficará a cargo da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot. As sessões matutinas e vespertinas, como Mostra Infantil, Mostra Gaúcha de Curtas e Mostra de Longas-Metragens Gaúchos, seguem tendo acesso liberado, sem a necessidade de troca de ingressos. 

Comentários