Dia Nacional do Voluntrariado: nosso editor dá o seu depoimeto

Em 28 agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Instituída em 1985, a data reconhece e destaca a motivação de pessoas que doam seu tempo, trabalho e talento para um interesse social e comunitário de forma não remunerada.

No dia nacional do voluntariado, o editor da Rede #AtitudePositiva, o jornalista Renato Martins conta a sua história no voluntariado com a  Fundação Projeto Pescar! Confira e compartilhe!





Segundo a Fundação Abrinq, quem faz parte do voluntariado é:

 “ O ator social  e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional”.

6 motivos para praticar o voluntariado:

1) Exercer a cidadania
Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes. 

2) Aprender algo novo
Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida, como ajudar na construção de uma casa. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com nova situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.

3) Encontrar sua causa
A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas e traga um novo sentido para sua vida.  

4) Fazer o bem
Fazer o bem, que mal tem? Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas que você talvez sequer conheça. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?

5) Fazer parte de um novo mundo
As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato. Espere conhecer gente de tudo que é tipo!

6) Viver uma experiência sem igual
Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.

Voluntários são mais felizes

Segundo estudo da Universidade de Oxford, de 2005, o cérebro de quem pratica voluntariado libera mais hormônios, como a dopamina e a serotonina, responsáveis diretos pela felicidade e bem-estar.

Compilado pela redação da Rede #AtitudePositiva


Comentários