Expointer 2022 volta sem restrições com expectativa de receber 600 mil pessoas

Depois de dois anos e meio de pandemia, a 45ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina começa no próximo sábado 27 de agosto sem restrições. Em 2020 o evento foi fechado ao público e com atividades online. Em 2021, os portões do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, voltaram a abrir, mas com limite de público e protocolos sanitários ainda reforçados.

Fernando Dias/Seapdr

Nesta retomada, a expectativa é de muito otimismo e os números são grandiosos, até pelo bom momento do agronegócio e da economia brasileira, como destaca o Presidente da Federação da Agricultura do RS, Gedeão Pereira.

O público estimado no evento, que vai até o dia 4 de setembro, é de 600 mil pessoas e movimentação de quatro bilhões de Reais em negócios, segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Lopes. No total, 6.378 animais foram inscritos na feira, e o destaque positivo é o retorno de raças ausentes nos últimos anos e ainda, a estreia de outras, que figuram pela primeira vez no parque.

Na feira, além de eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e exposição e venda de produtos, também serão realizadas atividades de entretenimento, leilões e shows artísticos e culturais.

A Expointer também tem como característica os painéis para discussão de temas relevantes para a agropecuária gaúcha e nacional, como a inovação, tecnologia, produção sustentável, agricultura de baixa emissão de carbono e desenvolvimento econômico aliado à preservação do ambiente.

Outro diferencial da Expointer é o pavilhão da Agricultura Familiar, que sempre chama a atenção dos visitantes: neste ano haverá a participação de 337 empreendimentos de 166 municípios, sendo 160 do Rio Grande do Sul, com crescimento de expositores em relação à última edição da feira antes da pandemia, em 2019. Dos empreendimentos previstos para este ano, há 268 agroindústrias, 52 de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 e as mulheres, 66.

“A Expointer é a feira onde demonstramos para o país e para o mundo a nossa principal vocação”, afirmou Ranolfo Vieira Júnior, governador do Rio Grande do Sul. “Temos uma expectativa altamente positiva, seja em relação ao número de circulação de pessoas ou de negócios, porque não haverá restrições para a presença de público”, completou.

Clique aqui para assistir em vídeo uma entrevista do Presidente da FARSUL para a Rede #AtitudePositiva

Com informações da Farsul e do Governo RS



Comentários