Hospital de Clínicas Porto Alegre terá um parque tecnológico

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, uma das grandes referência em saúde do estado, terá um parque teconológico com foco exclusivo em projeto de saúde. A instituição foi classificada em um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e receberá R$ 8,3 milhões para instalar, no segundo andar do prédio que abriga o centro de processamento de dados do hospital, uma área onde pesquisadores, empresas e a sociedade poderão se encontrar para discutir e criar tecnologias que ajudem o setor. 

Divulgação


— Temos uma instituição conhecida por todos. Temos um ensino que também é conhecido, e uma pesquisa muito forte. O que precisávamos era juntar essas forças e traduzir isso em produtos. E é isso que faremos nesse parque. Pretendemos atender às dores que o hospital e a sociedade têm — explica o professor Hugo Oliveira, coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) do Hospital de Clínicas, em entrevista ao podcast Nossa Economia, de GZH.  


Divulgação

O parque ficará dentro do complexo do Hospital de Clínicas. O prédio já está construído e pronto para receber as instalações. Pelo que a coluna viu nas imagens do projeto, há mesas para reuniões e discussões, auditório, salas com isolamento acústico e espaços administrativos. A expectativa é de que o recurso da Finep (R$ 8,3 milhões) seja aplicado em três anos, mas a instituição quer já ter alguma parte em funcionamento no ano que vem. 


Divulgação

Como exemplo do que pode ser construído lá dentro, o professor fala sobre um produto desenvolvido no Hospital de Clínicas e que hoje é licenciado por todo o Brasil. É um aparelho que ajuda a pessoa a ventilar quando há uma obstrução da via aérea. 


Divulgação

— Nós temos cerca de 700 projetos de pesquisa a cada ano. Nós temos quase 900 publicações em grandes periódicos. E isso precisa se traduzir em resultados, em produtos.  Quase 5% dessas pesquisas são inovações, e elas podem, adequadamente trabalhadas, se traduzir em benefícios para população. E é isso que o parque pretende fazer — conclui. 

Leia a notícia original no site de GZH


Divulgação


Comentários