Três cidades da Serra estão entre maiores geradoras de emprego do RS em junho

Dos 10 municípios gaúchos que mais geraram vagas de emprego formal no mês de junho, três ficam na Serra. A segunda economia mais importante do Estado, Caxias do Sul (foto abaixo), também foi a segunda em geração de vagas, atrás de Porto Alegre. A quinta posição é ocupada por Gramado e na nona está Bento Gonçalves.  

O levantamento leva em consideração os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de julho. Enquanto Caxias do Sul e Bento Gonçalves tiveram a indústria como o principal setor gerador de vagas, Gramado sofreu forte influência do setor de serviços.

Reprodução site Prefeitura de Caxias do Sul

— Assim como fomos o setor mais impactado, também conseguimos ter uma capacidade de recuperação incrível. Logicamente as empresas ainda não se recuperaram 100%, pois muitas precisaram de financiamentos. Mas, de qualquer forma, é motivo de orgulho vermos nossa cidade cheia novamente — afirma o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz. 

No primeiro semestre inteiro, foram 548 vagas criadas no município. A expectativa, segundo o secretário, é que o segundo semestre seja ainda melhor em termos de geração de emprego no município das Região das Hortênsias, já que isso ocorre tradicionalmente. É nesse período que ocorre o Natal Luz, maior evento em comemoração à data no país. Portanto, a chegada de turistas à cidade faz com que setores ligados ao turismo se movimentem de forma ainda mais intensa.

Indústria puxando vagas 

Já em Bento Gonçalves, foi a indústria que mais gerou vagas em junho. Dos 224 empregos gerados, 122 foram nesse setor. É uma marca importante porque o segmento industrial vinha mais fechando que abrindo vagas nos quatro meses anteriores. Assim, no primeiro semestre, o setor que mais gerou postos de trabalho no município foi o de serviços. No total, foram 1.092 vagas criadas na economia bento-gonçalvense nos primeiros seis meses de 2022.  

Esses dados, apurados pelo Caged, foram compilados em um boletim do Observatório da Economia, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). O autor do documento, Fabiano Larentis, diz que o segmento de turismo teve uma influência importante nesse desempenho positivo no início do ano. Outras áreas que colaboraram foram a Tecnologia da Informação, Saúde e Educação, diz ele.  

— Para o segundo semestre, a tendência é de que tenha crescimento médio de 150 a 200 vagas por mês. Existe, obviamente, um comportamento sazonal desses dados. Considerando os anos anteriores, dezembro geralmente apresenta um desempenho negativo, ou seja, mais desligamentos que admissões. Então, entende-se que esse crescimento se dá até novembro e depois uma queda em dezembro. Mesmo assim, se espera crescimento nos próximos meses no município. Obviamente, temos questões externas, como a inflação e o próprio panorama eleitoral, que podem alterar essa situação, mas tomando por base o que já aconteceu em termos de dados, se verifica que a tendência é de continuar desempenho positivo nos próximos meses.  

Em Caxias do Sul, foram 878 vagas de trabalho abertas em junho. No semestre, foram 5.192. Economistas avaliam que, assim como em Gramado e Bento Gonçalves, o município deve continuar a abrir postos de trabalho nesta parte final do ano.  

Leia a notícia original no site do O Pioneiro

Comentários